31/10/22
Da parte que já li percebi que o livro fala sobre a interação que significa ação mutua entre duas pessoas ou coisas.
O Designer de Interação cuida do desenvolvimento de produtos interativos que
fornecem suporte às nossas atividades cotidianas, garantindo
que as pessoas consigam efetivamente usar esses produtos,
ou seja, interagir de maneira correta com eles.
O designer também cria uma Interface e é por meio dela que as pessoas conseguem ver e interagir com tal produto.
O perfil do designer deve ser baseado nas seguintes atitudes: focar sempre no usuário, encontrar boas soluções, gerar muitas ideias e buscar uma prototipação rápida, saber trabalhar de forma colaborativa, criar soluções apropriadas, desenvolver um amplo campo de influências e saber incorporar a emoção para seus projetos, só assim terá um resultado final de sucesso.
Pág 15 á 20 – 07/11/22
O design de Interação na prática
Com o tempo, devido as experiências e feedbacks de clientes esse especialista passou a ter um conhecimento, que abrangia as dificuldades levantadas pelo cliente, gerando correções reativas, ou seja, retrabalhos com base nas reclamações.
Os designers começaram a considerar as experiencias passadas para novas criações.
Nesse caminho, algumas vertentes se mostraram inadequadas, ao tentar solucionar 100% dos problemas, percebeu–se que se gastaria mais tempo, e o retorno não seria financeiramente rentável.
Uma grande dificuldade estava em conhecer as necessidades do usuário que estava completamente distante do universo conhecido do designer, era necessário considerar que o produto ou serviço atendesse as expectativas do usuário, mas respeitasse as definições do seu cliente. O cliente quer resultados, mas não quer pagar nada além do que for possível.
As empresas descobriram no Designer de Interação e seu trabalho um interessante nicho para garantir a qualidade diferenciada, permitindo que essas empresas pudessem buscar uma parte da fatia do mercado. Com profissionais dedicados ao estudo e análise do comportamento humano e suas reações diante das interações com os diversos tipos de
máquinas, essas empresas oferecem um sistema com um alto grau de usabilidade.
Pág 21 á 29– 12\12\22
Em 1990, cor e multimídia chegaram ao PC, que já havia começado a dominar o mercado de computadores. Nessa década, imagens, filmes, música etc, se tornaram disponíveis para todos, no trabalho e em casa. Nesse contexto, muitas empresas sentiram a necessidade de expandir novamente suas equipes multidisciplinares e incluir profissionais treinados em mídia e design, como design gráfico, industrial, produção de filmes e desenvolvimento de narrativas. Portanto, compreendeu-se que o sucesso do Design de Interação depende do entendimento de como o usuário age e reage a situações e que esse entendimento acarreta o envolvimento de profissionais de diferentes áreas, como designers gráficos, animadores, programadores, fotógrafos etc., para projetar toda a sorte de mídias interativas dos dias de hoje, em que qualquer coisa pode ser conectada a qualquer coisa em qualquer lugar! Hoje, o desenvolvimento dos dispositivos móveis proporciona todo o tipo de experiências para o usuário. Uma época fascinante para o designer de sistemas interativos. Segundo Benyon o Designer de Interação deve estar preparado para lidar com novos produtos, modelos de negócio e serviços e uma gama de outros recursos que devem surgir rapidamente
Livro 2-