Resumo do dia 21/11/2022

Página 39 até 61

O termo design é empregado para nomear todo e qualquer dispositivo construído com criatividade e associado à beleza, ao desejável, ao usável e ao útil, afinal a criatividade é um dos requisitos mais cobrados dos profissionais de qualquer área, na atualidade.

Os estudiosos da Gestalt, descobriram que certos princípios que regem a perceção humana das formas facilitam a compreensão de imagens e ideias e esses princípios são inferências sobre o comportamento natural do cérebro, quando age no plano da perceção. Esses aspetos podem ser considerados isoladamente ou em grupo para surtirem o efeito desejável, no momento de visualidade e de perceção. E esses elementos constitutivos das formas e do design das imagens são considerados necessários e suficientes tais como: alinhamento, balanço, concentração, continuidade, contraste, direção, tamanho e escala, ou seja, o modo de ser de cada elemento depende da estrutura do conjunto e das leis que o regem e nenhum dos elementos preexiste ao conjunto. No caso restrito da perceção visual e da organização das formas, o efeito é observado de acordo com a intensidade da sombra.

A cor é um dos fatores mais determinantes na composição de peças de sistemas computacionais para a web, tanto gráficas quanto textuais. De acordo com o meio, papel ou

monitor de vídeo, prevalece certa tendência de cores para maioria dos usuários. Às vezes, são sugeridas cores de forte impacto, como vermelho e preto, e ao definir uma cor para um elemento da interface de um ambiente hipermédia ou de uma página para web, é comum a utilização do sistema composto pelas cores-luz primárias vermelho, verde ou azul. Na verdade, a cor é um dos modos mais conhecidos e usados como dispositivo de navegação do usuário em relação aos softwares na web.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *