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Sem dúvida, a avaliação da interface humano-computador constitui tema complexo e quenão se esgota num único capítulo. Afinal, quando falamos de avaliação da IHC, estamos nos referindo não só a métodos e critérios mais tradicionais, como também a estudos que se encaminham para novos rumos, incorporando elementos gerais de avaliação de interfaces computacionais e, ainda, parâmetros para definição dessas interfaces. Isto corresponde a afirmar que, ao lado de estudiosos de projeção mundial e / ou nacional, a exemplo de Bastien e Scapin (1992, 1993, 1995),Dias (2001), Nielsen (1993, 2000), Rocha ( 2003), Scapin (1988), Shneiderman(1998), Silva (2002) e Williams e Tollett (2001), há, a cada dia, novas facetas que podem e devem ser destacadas.
Ambientes Virtuais de Aprendizagens (AVA) são sistemas de computação geralmentedotados de funcionalidades que admitem o desenvolvimento, a utilização e o intercâmbio de informação de forma síncrona(tempos diferenciados) e assíncrona(ao mesmo tempo) entre usuários com objetivos comuns nos processos de ensino e aprendizagem via rede de computadores.
Um problema a ser enfrentado na aprendizagem, quando incorpora as TIC na modalidade EaD é a relação entre as inovações tecnológicas e a pedagogia, com o fim primeiro de tornar a produção de novos conhecimentos mais eficaz e mais agradável. A este respeito, Ortiz (2001) apresenta relação conceitual dentro de três modelos de tecnologia que supõe adaptáveis a todos os ambientes educativos com o uso e a aplicação de tecnologias: tecnologias transmissíveis, centradas no instrutor, tecnologias interativas, centradas no aluno, tecnologias colaborativas, centradas na colaboração de um e para um grupo de usuários. E se tratando do usuário do AVA, entendi que o estilo para o aprendiz pode ser apenas: autônomo-reflexivo(mantêm liberdade ou independência e potencial para
aprenderem onde geram situações motivadoras de ensino e aprendizagem para o desenvolvimento de novas atividades nos ambientes de aprendizagem) e adaptativo– dedicado( possuem pouco conhecimento, mas mostram capacidade de adaptação para atingirem os objetivos de ambiente e fortalecerem o espírito de colaboração em grupo, com os experientes auxiliando quem precisa).