Autores: Daniel Gonçalves/ Manuel J. Fonseca/ Pedro Campos. 3ª Edição
Este livro tem 24 páginas. Da pág 1 a 12, ilustra a apresentação do livro: Índice que apresenta as partes que serão abordadas. Logo, a minha leitura começa a partir da pág 13 a 15, do dia 29-10-2023
Resumo pág 13: A forma como nos comunicamos com os dispositivos se tornou tao indispensável no nosso dia-dia, sustentando assim as nossas atividades diárias. A interface Pessoa-Máquina (IPM) é a área da engenharia informática e abrange muitas disciplinas que incluem o desenho, o projeto, a realização e avaliação de sistemas interativos, ou seja, implementos desenhados para serem utilizados por seres humanos. Também estuda a troca de informação entre pessoas e maquinas. IPM consiste na parte visível ou tangível de qualquer aplicação ou sistema informático permitindo ao utilizador realiza tarefas.
Resumo pág 14: “Por que estudar IPM nos dias de hoje?”
O texto na pagina 14 aborda a importância de estudar (IPM) nos dias de hoje. O texto explica que, como mais de 60% do custo total de um sistema de informação é imputável à interface utilizador, é essencial que os engenheiros tenham as habilidades e conhecimentos necessários para projetar interfaces eficazes.
As interfaces mal desenhadas podem ter custos sociais e humanos elevados, como invasão de privacidade, roubo de identidade e outros crimes. Ele também aponta que a dificuldade de desenvolver boas interfaces é um dos principais desafios da IPM, pois as pessoas são imprevisíveis e criativas.
Minhas observações principais do texto:
- A interface utilizador é um componente fundamental de qualquer sistema de informação
- A dificuldade de desenvolver boas interfaces é um dos principais desafios da IPM.
- A IPM é uma área complexa e desafiadora, mas também é essencial para o sucesso de qualquer sistema de informação.
Resumo pág. 15: “A importância do processo de desenho de interfaces”
O texto aborda a importância do processo de desenho de interfaces para garantir a usabilidade e o sucesso de qualquer sistema de informação. O texto também fala que, como os usuários são diversos e os contextos de uso são variados, é essencial que os engenheiros de interfaces sigam um processo interativo que envolva os usuários desde o início do projeto.
Minhas observações do texto:
- A usabilidade é um fator essencial para o sucesso de qualquer sistema de informação.
- O processo de desenho de interfaces é complexo e desafiador, pois deve levar em conta a diversidade dos usuários e dos contextos de uso.
- Uma abordagem iterativa é essencial para garantir a usabilidade de uma interface.
Por hoje é tudo, falta a pag 16 a 25