DESIGN DE INTERFACES O RELEVO DA COERÊNCIA GRÁFICA NO DESENVOLVIMENTODAS INTERFACES DE UMA MARCA

Neste  trabalho (livro) tinha como objectivo o estudo e análise da coerência gráfica de uma marca que tem como software que desenvolve tambem sua comunicação visual.Foi realizado um estágio onde  que teve um estudo mais profundo e que o foco era o estudo tópico investigativo para Design de interfaces relacionado com a marca e com seu produto digital(outros produtos ou elementos gráficos desenvolvidos nessa empresa).Onde desenhavam novas funcionalidades para o software boonzi (software que controla a vida financeira do utilizador, organizando as suas despesas e categorizando-as de forma a gerir todo o seu património financeiro e que funciona pc e telemóvel que a empresa desenvolveu  de forma a chegar mais utilizadores e maior valor da marca),reformular interfaces ,Design de uma nova aplicação para moveis e a criação de novos elementos gráficos.

Este estágio teve a importância que o design de Interfaces tem na relação utilizador e qual impacto na difusão gráfica de marca.

Introdução

INTRODUÇÃO

A investigação teve Design de Comunicação (de gráfico) onde divide-se em várias áreas sendo focado em Design de Interfaces. Onde pretende-se adquirir conhecimentos na area de interfaces, usabilidade ,acessibilidade…,bem como algumas técnicas de marketing. No Design de Interfaces, os princípios e  regras podem ser decisivos para o sucesso de um produto que depende do utilizador, em que os Designers são  uma peça fundamental no processo de desenvolvimento de produtos digitais e que aparecem como guias, conselheiros que apoiam numa pratica e experiencia aprofundadas.

É crucial perceber a importância do designer gráfico na sociedade actual. A sua presença é tão intensa que não somos capazes de imaginar uma cidade que não comunique visualmente com as pessoas. Este relatório de estágio está dividido em quatro partes. Cada uma das partes está divida em capítulos, perfazendo no seu todo catorze capítulos. A estes, juntam-se todos os subcapítulos respectivos.

Parte 1

Primeiro ponto começamos a importãncia  de um design de comunicação e o seu papel na comunicação do ponto de vista de autores como Donald Norman e Jorge Frascara. A introdução da ‘Marca’ é feita através de um breve enquadramento histórico, onde referimos marcas como AEG … e invocando que os valores da marca devem ir ao encontro dos valores das pessoas, criando uma relação de confiança. Esta relação da marca com o utilizador é explicada no seguimento mas do ponto de vista digital. O Design de interfaces e a evolução do processo de desenvolvimento de software são abordados, e posteriormente sucede-se, o utilizador e o formato digital, onde nos focamos num utilizador mais selectivo e exigente. Identificados  os  elementos  e  os  princípios  do Grafismo no Design de Interfaces como a cor, Botões, Tipografia no ecrã e Alinhamento e Grelhas. A usabilidade, é introduzida com apoio  da legibilidade e da acessibilidade e a parte 1 é finalizada pela tecnologia.

O Design de Interfaces é um elemento-chave na difusão e valorização de uma marca. Através da coerência gráfica entre os vários produtos digitais e não só, o utilizador reconhece importantes elementos de usabilidade e formula emoções que desenvolvem uma ligação com a marca. Quanto mais forte é esta ligação mais eficaz será a mensagem e comunicação. A ligação de um utilizador a uma interface poderá ser a chave para o seu sucesso e é construída através de várias fases que representam diferentes áreas de estudo inerentes ao Design de Interacção. A ligação gráfica entre os vários suportes de comunicação de uma empresa (aplicação digital, website, produto, entre outros) determina também o valor da marca. É, por isso, importante reforçar este elemento como fundamental na sua comunicação. Procura-se demonstrar e reforçar esta ligação num contexto de estágio.

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