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Resumo
Resumo do Livro Design de Interação
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Autor: Jennifer Preece
Resumo:
Bem-vindo a Design de Interação: alem de Interação Homem-computador e ao nosso site interativo ID-Book.com.
Este livro e direcionado a estudantes de graduação e mestrado, com diferentes formações, que já tenham frequentado ou estejam frequentando disciplinas de interação homem-computador, design de interação, web design, etc. Muitos outros profissionais e usuários de tecnologias verão este como um livro útil, e o mesmo ocorrer” com os estudantes de graduação, ao que chegarem a essa área via disciplinas relacionadas.
A presente obra conta com 15 capítulos e inclui discussões a respeito de como questões cognitivas, sociais e afetivas aplicam-se ao design de interação. Uma das ideias centrais é a de que design e avaliação são processos intercalados, altamente, com algumas raízes na teoria, mas que se dependem muito de uma boa prática para criação de produtos utilizáveis. O livro apresenta uma orientação pratica e explica como aplicar uma serie de técnicas. Contam também com um forte projeto pedagógico e inclui várias atividades (com comentários Detalhados), tarefas e algumas caraterísticas didáticas e especiais que destacamos a seguir.
Destaques
Utilizamos tanto o livro-texto como o site para ensinar design de interação. Visando a
promover uma boa pratica pedagógica, incluímos a seguinte metodologia de apresentação:
Capítulos
Cada capítulo foi projetado para motivar e apoiar o aprendizado:
• Objetivos -são apontados para que os leitores saibam o que esperar de cada capítulo.
• Pontos principais -resumem o que há de mais importante, ao final de cada capítulo.
• Atividades -estão incluídas em todo o livro e são consideradas um ingrediente
essencial para o aprendizado. Estimulam os leitores a ampliar e aplicar seus co
nhecimentos. Logo apos as apresentações das atividades estão incluídos comen
tarios, pois a pesquisa pedagógica indica que fazer os leitores retornarem ao
texto os aborrece e desencoraja o aprendizado.
• Tarefas -ao final de cada capítulo apresentamos uma tarefa, que pode ser reali
Zada em grupo ou individualmente. O objetivo e que os estudantes coloquem
em prática e consolidem 0 conhecimento e as habilidades contidos no capítulo
recém-estudado e em outros também. Algumas tarefas baseiam-se em outras e
envolvem o desenvolvimento e a avaliação de design ou produtos atuais. Di
cas e maiores orientações podem ser encontradas no website.
• Quadros -trazem informações adicionais e de destaque, para que os leitores
possam refletir sobre aquele assunto com maior profundidade.
• Dilemas -oferecem uma abordagem honesta e provocadora de questões contro
versas ou problemáticas.
• Leituras adicionais -sugest6es de leituras adicionais são dadas ao final de cada
capítulo. Referem-se a trabalhos fundamentais na área, a material extra ou a
trabalhos que embasaram o texto.
• Entrevistas -realizadas com nove profissionais e visionários da área, elas pos
sibilista aos Leitores dispor de sua própria perspetiva a respeito do trabalho
dos entrevistados, de suas filosofias, de ideias sobre o que é importante e de
suas contribuições para a área.
• Charges -foram incluídas de modo a tomar o livro mais agradável.
Público-alvo
Este livro será útil a leitores com diferentes necessidades e aspirações.
Estudantes de curso como ciência da computação, informática, engenharia da computação, sistemas de informação, psicologia, sociologia e de áreas relacionadas que estiverem cursando disciplinas de design de interação e interação homem-computador irão adquirir o conhecimento, as habilidades e técnicas para projetar e avaliar produtos e websites mais atuais ou de vanguarda, Bem como sistemas computacionais mais tradicionais.
Sugestões para estudantes de sistemas de informação
Os estudantes de sistemas de informações aproveitarão a leitura de todo o texto, os instrutores, no entanto, poderão decidir apresentar outros exemplos que ilustrem como as questões são empregados com relação a aplicações de negócios (business applications). Alguns estudantes poderão sentir-se tentados a pular os Capítulos 3-5, mas recomendamos que os mesmos sejam lidos, uma vez que apresentam material básico importante. Este livro não aborda como desenvolver casos de negócios ou marketing.
Sugestões para estudantes de psicologia e ciência cognitivas
Os Capítulos 3-5 apresentam como a teoria e os resultados de pesquisa vem sendo aplicados ao design de interação. Discutem questões relevantes e apresentam uma ampla variedade de estudos e sistemas desenvolvidos a partir de questões cognitivas, sociais e afetivas. Os Capítulos 1 e 2 também tratam de conhecimentos conceituais importantes, necessários para se ter uma boa base em design de interação.
OBS: Este é o resumo das primeiras páginas sobre o livro a introdução e os temas mais importantes deste livor começa a partir das próximas páginas onde vou iniciar com o capítulo 1