Capitulo 1 “GETTING STARTED WITH THE BASICS”

Página 25 a 44

Após passarmos então as primeiras 24 paginas com uma introdução e a instalação de uma virtual machine e do kali, damos inicio ao primeiro capitulo ” Começando com o básico “.
E acaba por ser exatamente isso o livro explica-nos que por nossa própria natureza, os hackers são executores, queremos é tocar e começar a “brincar” com as coisas, alem de também criar e “partir” algumas. Somos poucos os que querem ler longos termos de teoria de tecnologia e informação sobre ela antes de poder fazer o que mais amamos, que é hackear.
O autor com isso em mente elaborou este capitulo para fornecer alguns conceitos báscios e fundamentais para conseguir começar a “mexer” e a implementar código no kali.
Em relação ao termos e conceitos é abordado ‘Binaries’, ‘Case sensitivity’, ‘Directory’, ‘Home’, ‘Kali’, ‘root’, ‘Script’, ‘Shell’, ‘Terminal’.
Depois disso, começamos pelo “tour” no kali, é nos ensinado a interagir com o desktop e a mexer com o terminal, dando por terminado com uma explicação dos arquivos de sistema Linux, entrando em pormenores nos diretórios e subdiretórios no entanto dizendo explicitamente que ao longo do livro vai perder mais tempo falando nos pontos chaves deles mesmos.
Após isso, entramos na metade do capitulo onde o autor começa a explorar os comandos básicos no Linux, desde a fazer um login a dar os primeiros passos a navegar no sistema. No decorrer é também nos ensinado uma linha de pensamento para encontrarmos informação que estejamos curiosos por saber como por exemplo ‘kali >locateaircrack-ng’, apesar do comando locate não ser perfeito ás vezes o resultado dele acaba por ser um opressor fornecendo mais informações, para além de que este comando usa uma base dados que geralmente é atualizada uma vez por dia, acabei por dar este exemplo mas são abordados vários comandos e outras técnicas. E por fim a modificar os ficheiros e os seus diretórios, ate que assim damos por chegar a ultima pagina do capitulo e mais uma vez este livro me surpreende. Nunca tinha visto algo algo parecido encontramos o ‘GO PLAY NOW!’ para o autor mostrar que vale a pena tudo o que foi visto e garantir que adquirimos as skills básicas para navegar em volta dos arquivos do sistema elaborou um conjunto de exercícios para que o leitor possa se sentir confortável a passar para o próximo capitulo e ganhar mais um bocadinho daquele bichinho que é o hacking. Para dar por terminado este resumo deixo aqui expresso o exercício assim como os meus parabéns ao autor porque apesar de nao entrar em detalhe sobre nenhum dos conceitos, abordou apenas o suficiente para permitir que o leitor fosse capaz de explorar o sistema operacional e no fim perceber que toda a informação que adquiriu ficou vinculada. Se ficou dito que discussões mais profundas serão aguardadas no próximos capítulos mal posso esperar.

EXERCISES
Before you move on to Chapter 2, try out the skills you learned from this
chapter by completing the following exercises:

  1. Use the lscommand from the root (/) directory to explore the
    directory structure of Linux. Move to each of the directories with
    the cdcommand and run pwdto verify where you are in the directory
    structure.
  2. Use the whoamicommand to verify which user you are logged in as.
  3. Use the locatecommand to find wordlists that can be used for
    password cracking.
  4. Use the catcommand to create a new file and then append to that
    file. Keep in mind that >redirects input to a file and >>appends to a
    file.
  5. Create a new directory called hackerdirectory and create a new file in
    that directory named hackedfile. Now copy that file to your /root
    directory and rename it secretfile

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *