1-Introdução
pag-3
De acordo com a definição de SIGCHI(Special Interest Group on Computer-Human Interaction) da ACM(Association of Computing Machinery), a interação Pessoa-Máquina(IPM) é a disciplina que estuda design, a avaliação e a implementação de sistemas computacionais interativos para utilização humana, assim como fenómenos principais que acompanham esta utilização-interação.
Com base nesta definição podemos ver que este livro assenta em três pilares: os humanos, os computadores e os fenómenos que acontecem apartir da interação entre duas espécies. Interface com o utilizador é o objecto de estudo principal deste livro, a qual entendemos os aspectos do sistema que o utilizador contacta. O objectivo deste estudo são:
O desenvolvimento e melhoria da utilização, utilidade, segurança, eficiência e eficácia dos sistemas, incluindo sistemas computacionais. A melhoria da usabilidade dis produtos, que tem como objetivo tornar os sistemas mais fáceis de utilizar e aprender.
A experiência de utilização é assim crucial para o sucesso de um sistema ou produto. Na prática, isto implica: Capacitar os utilizadores de forma mais veloz, Capacitar os utilizadores de forma a não terem dificuldades, anteriormente impossíveis de realizar, Suportar o processo de resolução dos problemas dos utilizadores e Promover o desempenho e resultados mais fiáveis.