O autor Rummel (1972) propõe uma classificação de pesquisa em quatro divisões principais:

  1. Pesquisa Bibliográfica: Envolve a utilização de materiais escritos como fonte de informação.
  2. Pesquisa de Ciência da Vida e Ciência Física – Experimental: Realizada em laboratórios, concentra-se em experimentos e atividades práticas.
  3. Pesquisa Social: Tem como objetivo a compreensão de ordens, grupos, instituições sociais e éticas para melhorar o entendimento desses fenômenos.
  4. Pesquisa Tecnológica ou Aplicada – Prática: Centrada na aplicação prática dos tipos de pesquisa para atender às necessidades imediatas em diferentes campos de atividade humana.

Além disso, há subdivisões de tipos de pesquisa:

  • Monodisciplinar: Realizada em um único campo do conhecimento científico.
  • Interdisciplinar: Pesquisa em uma área que envolve fenômenos estudados por investigadores de diferentes campos das ciências sociais.

Outros tipos de pesquisa são categorizados por Perseu Abramo (1979) da seguinte forma:

  1. Segundo os campos de atividade humana ou setores do conhecimento:
    • Monodisciplinares
    • Multidisciplinares
    • Interdisciplinares
  2. Segundo a utilização dos resultados:
    • Pura, básica ou fundamental
    • Aplicada
  3. Segundo os processos de estudo:
    • Estrutural
    • Histórico
    • Comparativo
    • Funcionalista
    • Estatístico
    • Monográfico
  4. Segundo a natureza dos dados:
    • Pesquisa de dados objetivos ou de fatos
    • Pesquisa subjetiva ou de opiniões e atitudes
  5. Segundo a procedência dos dados:
    • De dados primários
    • De dados secundários
  6. Segundo o grau de generalização dos resultados:
    • Censitária
    • Por amostragem (não probabilista ou aleatória)
  7. Segundo a extensão do campo de estudo:
    • Levantamentos, sondagens, surveys etc.
    • Pesquisas monográficas ou de profundidade
  8. Segundo as técnicas e os instrumentos de observação:
    • Observação direta (participante ou não participante)
    • Observação indireta (consulta bibliográfica e documental, questionários e formulários, entrevistas, histórias de vida, biografias)
  9. Segundo os métodos de análise:
    • Construção de tipos
    • Construção de modelos
    • Tipologias e classificações
  10. Segundo o nível de interpretação:
    • Pesquisa identificativa
    • Pesquisa descritiva
    • Pesquisa mensurativa
    • Pesquisa explicativa

Preparação da Pesquisa:

  1. Decisão: Tomada de decisão para realizar a pesquisa.
  2. Especificação dos objetivos: Definição clara dos objetivos da pesquisa.
  3. Elaboração de um esquema: Desenvolvimento de um plano ou estrutura para a pesquisa.
  4. Constituição da equipe de trabalho: Formação de uma equipe para conduzir a pesquisa.
  5. Levantamento de recursos e cronograma: Identificação dos recursos necessários e criação de um cronograma para a pesquisa.

Fases da Pesquisa:

  1. Escolha do tema: Seleção do assunto a ser pesquisado.
  2. Levantamento de dados: Coleta de informações relevantes para a pesquisa.
  3. Formulação do problema: Definição clara do problema a ser abordado.
  4. Definição dos termos: Esclarecimento dos termos utilizados na pesquisa.
  5. Construção de hipóteses: Desenvolvimento de suposições a serem testadas.
  6. Indicação de variáveis: Identificação das variáveis envolvidas na pesquisa.
  7. Delimitação da pesquisa: Estabelecimento dos limites e escopo da pesquisa.
  8. Amostragem: Seleção da amostra a ser estudada.
  9. Seleção de métodos e técnicas: Escolha das abordagens e técnicas apropriadas para a pesquisa.
  10. Organização do instrumental de observação: Preparação dos instrumentos necessários para a coleta de dados.
  11. Teste dos instrumentos e procedimentos: Verificação e validação dos métodos e procedimentos adotados.

Execução da Pesquisa:

  1. Coleta de dados: Realização da coleta de informações conforme o plano estabelecido.
  2. Elaboração dos dados: Organização e preparação dos dados coletados.
  3. Análise e interpretação dos dados: Avaliação e interpretação dos resultados obtidos.
  4. Representação dos dados: Apresentação dos dados de forma visual ou estatística.
  5. Conclusões: Formulação de conclusões com base nos resultados obtidos.

Relatório de Pesquisa: Após a conclusão da pesquisa, é necessário criar um relatório que documente todas as etapas, resultados e conclusões, proporcionando uma visão abrangente do estudo realizado.

A preparação da pesquisa é um processo crucial que envolve várias etapas fundamentais. A primeira etapa é a decisão de realizar a pesquisa, na qual o pesquisador decide investigar um determinado assunto por interesse próprio, de outrem ou de alguma entidade, como o CNPq. Esta fase demanda dedicação, persistência, paciência e esforço contínuo.

Após a decisão, a especificação de objetivos torna-se essencial. Todo projeto de pesquisa deve ter objetivos claramente definidos, limitados e direcionados para orientar a busca e alcançar resultados específicos. Esses objetivos podem ser intrínsecos ou extrínsecos, teóricos ou práticos, gerais ou específicos, a curto ou longo prazo, respondendo a perguntas como “Por quê? Para quê? Para quem?”.

A etapa seguinte é a elaboração de um esquema, que pode ser modificado conforme necessário, mas que serve como guia para viabilizar a pesquisa. O esquema proporciona uma abordagem mais objetiva e uma ordem lógica ao trabalho, auxiliando o pesquisador a organizar as fases da pesquisa de maneira eficiente.

É fundamental estudar e planejar cuidadosamente todas as fases da pesquisa, incluindo a obtenção de recursos materiais, humanos e de tempo. Essa preparação adequada contribui para o bom andamento do processo de pesquisa e aumenta as chances de sucesso na obtenção de resultados significativos.

O processo de início da pesquisa envolve vários aspectos fundamentais, destacados nas seções 1.3.1.4 e 1.3.1.5. Na constituição da equipe de trabalho (1.3.1.4), é essencial recrutar e treinar membros, distribuir tarefas, indicar locais de trabalho e fornecer o equipamento necessário. A pesquisa pode ser conduzida individualmente ou por uma equipe. As questões respondidas são “Quem?” e envolvem a organização da equipe.

No levantamento de recursos e cronograma (1.3.1.5), o pesquisador, ao solicitar financiamento, deve prever os gastos, elaborando um orçamento aproximado. Recursos financeiros e um cronograma são cruciais para executar a pesquisa em diferentes etapas, respondendo às perguntas “Quanto?” e “Quando?”.

Na seção 1.3.2, que aborda as fases da pesquisa, a escolha do tema (1.3.2.1) é destacada como uma etapa crítica. Escolher adequadamente um tema requer consideração das inclinações, possibilidades e aptidões do pesquisador. O tema deve ser exequível, relevante, e a escolha evita temas recentemente estudados para facilitar uma nova abordagem. A precisão, determinação pessoal, tempo disponível e qualificações são fatores a serem considerados. A pergunta respondida é “O que será explorado?”.

Levantamento de Dados em pesquisa

Na fase de levantamento de dados, três procedimentos são utilizados: pesquisa documental, pesquisa bibliográfica e contatos diretos. A pesquisa bibliográfica oferece uma visão abrangente dos trabalhos relevantes já realizados, fornecendo dados atuais e significativos sobre o tema. O estudo da literatura auxilia na planificação do trabalho, evitando duplicações e erros, além de servir como fonte crucial de informações e orientação para as indagações.

A qualidade do material coletado depende da habilidade, experiência e capacidade do pesquisador em descobrir indícios importantes. Antes de iniciar qualquer pesquisa de campo, é essencial realizar uma análise detalhada das fontes documentais que sustentarão a investigação.

A investigação preliminar, denominada estudos exploratórios, envolve a análise de documentos e contatos diretos. Os principais tipos de documentos incluem fontes primárias (dados históricos, bibliográficos, estatísticos, entre outros) e fontes secundárias (imprensa e obras literárias). Os contatos diretos, realizados através de pesquisa de campo ou laboratório, envolvem interações com pessoas que podem fornecer dados ou indicar fontes úteis.

É possível conduzir simultaneamente a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo para otimizar o processo de coleta de dados.

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