Página 64 a 74
Este capítulo é baseado numa das tarefas mais fundamentais em Linux até podemos dizer tal como em qualquer outro sistema operativo, trata-se em adicionar e remover software.
Muitas vezes precisamos de instalar software que não veio com a sua distribuição ou remover software que não desejamos para que não ocupe espaço inútil no disco rígido.
Noutros casos alguns softwares requerem outro software para ser executado e, por vezes, vimos a descobrir que podemos descarregar tudo o que precisamos de uma só vez num pacote de software, isto é um grupo de ficheiros (bibliotecas e outras dependências) que são necessários para que um software funcione com sucesso. Quando instalamos um pacote, todos os ficheiros nele contidos são instalados juntamente com um script para tornar o carregamento do software mais simples.
Neste capítulo, examinamos três métodos chave para adicionar novos tipos de softwares: o gestor de pacotes apt, o gestor de instalação baseados em GUI e o git. No fim termina com o típico exercício de consolidação antes de passarmos para o próximo capitulo.