RESUMO

Resumo 5 (página 51 a 60)

5.2. Estrutura “switch”

O switch é uma estrutura de decisão que executa um bloco de código específico caso o valor for verificado.

Essa estrutura possui dois comandos sendo “break” e “default” onde o break termina o trecho de codigo que foi executado e sai da estrutura, em contra partida o default ele é sempre executado quando nenhuma de opção for verificada funcionando como se fosse um “else” da estrutura if.

Capítulo 6

 Vetores

Vetor é um tipo especial e muito usado na programação uma vez que nos permite aguardar subvalores dentro dele, ou seja é um tipo de variável em que na qual podemos armazenar vários elementos dentro dele.

6.1. Vetores de uma dimensão

Tal como se declara uma variável comum, declara um vetor diferenciando apenas por colchete depois do tipo veja:

// Uma variável apenas

double precoProduto = 150.0;

// Um vetor

double[] precoProduto;

Outra diferenca é que para usar um vetor temos que atribuir um valor que é o tamanho do vetor. Um vetor possui índice na qual podemos acessar a cada posição e conseguir alterar, buscar os valores nele contido, e esse índice vai de 0 até o tamanho do vetor menos uma unidade.

Inicialização do vetor sem valores:

tipo[] nomeVector = new tipo[tamanho];

ex: double[] precoProduto = new double[10]

Inicialização do vetor com valores pré definidos:

double[] precoProduto = new double[]{ 150.0, 20.0, 10.0, 100.0 };//Não é necessário                            especificar o tamanho porque ele assume por defeito o número de elemento indicado como seu tamanho.

Capítulo 7

Iteração

A iteração é um recurso muito preciso na programação, quando se que repetir muitas vezes um processamento e só varia quanto ao valor que ele manipula. Para isso existem estruturas como o for (laço for) e o while (laço while).

7.1. Iterando com o laço “while”

O laço while, quer dizer enquanto em português, é utilizado para iterações onde o que importa é alcançar uma determinada condição, um limite desconhecido,  para finalizar o ciclo, ou seja, assim que a condição for falsa para a execução do bloco while.

Observe a estrutura while em baixo:

while ( condição ) {

 // Bloco do while

 }

7.2. Iterando com o laço “for”

O laço for ,para em português, é um tipo de iteração utilizada onde o número de vezes que se precisa iterar é conhecido o que o diverge do laço while.

Estrutura de um laço for:

 for (inicialização ; condição  ;atualização ) {

// Bloco do laço for

 }

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *