Página 89 a 100
A qualquer momento, um sistema Linux por norma pode ter centenas, ou às vezes até
milhares, de processos rodando simultaneamente. Um processo é simplesmente um programa que está em execução e ao mesmo tempo usa recursos. Inclui um terminal, servidor web, quaisquer comandos, qualquer banco de dados, a interface gráfica e muito mais.
Qualquer bom administrador de Linux e particularmente um hacker, precisa de compreender como gerir os seus processos para otimizar os seus sistemas. Por exemplo, assim que um hacker assume o controlo de um sistema alvo, ele pode querer encontrar e parar um certo processo, como um aplicativo antivírus ou firewall. E para isso, o hacker precisa primeiro antes de tudo de saber como encontrar o processo.
Além disso o hacker também pode querer definir um script de verificação para ser executado periodicamente para encontrar sistemas vulneráveis, por isso também veremos como agendar esse script especifico.
Neste capítulo, aprendemos a gerir estes processos. Primeiro a visualizar e a encontrar processos e como descobrir quais processos estão a usar mais recursos. Em seguida,
aprendemos a gerenciar processos executando-os em segundo plano, priorizando-os
e eliminando-os se necessário. Finalmente, por fim além do típico exercício, começamos a agendar processos para serem executados em dias e datas específicos e em horários específicos.