pag 11 e 12
Quando a Rússia apresentou o sputnik em 1957, os EUA sentiram uma forte ameaça ao perder o seu papel de super pôtencia tecnológica líder. Assim o governo norte-americano investiu enorme quantia de dinheiro em programas e utilizadores das máquinas. E fundou instituições de investigação e captou o interresse de vários cientistas de todo o país.
Entre esses cientistas Douglas Engelbart foi influenciado por Vanner Bush. Engelbart passou a liderar o ARC no início dos 1960, no qual foram inventados conceitos que ainda hoje são totalmente atuais.
J.R.C. Licker também foi um dos pioneiros nesta área. Liderando a ARPA entre 1962 e 1964. Promoveu a educação na informática e a interacção com a computação.
Em 1962 surge o primeiro sistema gráfico, Sketchpad, de Ivan Sutherland. O Sketchpad considerado o pai dos programas de CAD e das interfaces modernas.
Em 1967, Engelbart apresenta o oN-Line System (NLS). Este sistema apresentava como característica principal o rato e ecrã de edição a duas dimensões, faz lembrar a maior parte das descrições do software atual.
Já no Brooks Hall, em São Francisco, onde em 1968. Douglas Engelbart recebe uma ovação memorável pela sua demonstração da computação interativa. Uma consola estava ligada à linha telefónica dos seus colegas de laboratório ARC em Menlo Park e na plateia mais 1000 pessoas assistiam à demonstração.
Em 197 a empresa conhecida como Xerox funda o PARC. Cria três laboratórios o GSL, o CSL e SSL. Bob Taylor recrutava pessoas para o CSL. E no PARC Alan Kay e colegas inventam a maior parte das tecnologias sem as quais não haveria interfaces amigáveis joje em dia, como o PC, Ethernet, impressão a laser, o desktop publishing. Sem esquecer que era a Xerox que finaciava a PARC, a programação orientada a objectos que vingou até hoje a metáfora do ícone da desktop.
Podemos dizer que o promeiro computador foi o Xerox Alto. O Alto era o primeiro computador com ecrã bitmapped, ou seja, em pixeis em vez de caracteres.