Resumo do Livro

30/10/22

Página 1 – 7

Como sabemos hoje em dia vivemos numa sociedade que é movida a base de tecnologias, literalmente tudo funciona a base de tecnologia e com isso surge a importância da engenharia de software, ela é a responsável por construir aplicações ou sistema que ajudam a simplificar a vida do ser humano, e a engenharia de software é um importante suporte para o desenvolvimento do crescimento da economia global eletróncia no qual estamos inseridos. Por exemplo as ações que nos humanos tempos no nosso dia a dia passam de uma forma direta ou indireta pela utilização de aplicações de software, um exemplo disso as aplicações disponíveis por internet, por telemóvel por televisão, sistemas que usamos para efetuar pagamento de bilhetes das viagens, o painel da caixa do banco que usamos para inserir informações no caso de querermos levantar dinheiro etc., e nesse contexto vê-se que a engenharia de software que é de extrema importância para processos de negócios empresarias das empresas publicas ou privadas. e por outro lado a economia de software potencia também a procura de novas formas de perceber e desenhar organizações inseridas na ecomimia global eletrónica e as vezes há países que uma grande parte da sua produtividade esta alicerçada nessa área de conhecimento (engenharia informática). Num contexto específico de software aa utilização teorias de metodologias representadas pela engenharia de software permite obter serviços, sistemas e produtos que tem como objetivo oferecer um benefício a vida de diferentes utilizadores finais, assim satisfazendo as necessidades impostas pelos clientes. Com isso o objetivo da engenheira de software em geral é poder desenhar um sistema, aplicação no qual há de herdar ou requisitos solicitados pelo cliente, e é onde o engenheiro responsável pelo projeto devera ter mais atenção, pois a má recolha de dados ou interpretação dos requisitos que o cliente deseja poderá no fim do projeto ter algo que não foi solicitado, onde haverá perda desnecessárias de recursos, tempos e investimento tanto por parte dos clientes e do engenheiro. para desenvolver um produto, o gestor do projeto devera ter em conta essas 3 restrições: os requisitos apresentados pelo cliente e pelo utilizador final, os recursos que poderão ser recursos financeiros, humanos, físicos, logística, e por fim o tempo que evolui a um ritmo constante e não controlável. E a qualidade do produto de software obtido na execução de processos de desenvolvimento resulta do comprimento atempado de todos os requisitos enunciados pelo cliente e utilizadores assim minimizando o consumo de recursos e garantido que a vida humana não seja posta em causa de nenhuma forma. Por isso ao ser requisitado um sistema pelo cliente o gestor responsável pelo projeto deve ter em conta como ira comunicar os seus intervenientes de modo que ira abordar o seu cliente e de que modo ira recolher os dados necessários para o bom desenvolvimento da aplicação e evitar restrições existentes que possam atrapalhar o desenvolvimento do projeto a “comunicação” que o gestor ira utilizar para abordar os diferentes intervenientes e de estrema importância que ao decorrer do processo de desenvolvimento não haja muitas necessidades de alteração de requisitos, pois isso poderá originar atrasos e gastos de recursos de forma desnecessário no qual pode influenciar na qualidade do produto…

Resumo do Livro

07/11/22

pagina 7 -9

Nestas paginas diz que as etapas que são executadas num processo de desenvolvimento de software é influenciada principalmente entre o exercício de comunicação que os diferentes intervenientes ou as pessoas que fazem parte do projeto, a comunicação é a principal chave para que o produto final solicitado pelo cliente/utilizador seja desenvolvido com sucesso, e por isso o gestor do projeto a de ter em mente como ir abordar os seus clientes para que se consiga dados e detalhes validos para que no desenvolver do produto ou software não haja erros e problemas que possam colocar defeitos graves no produto ou ate mesmo fazer o contrario que foi solicitado. Os engenheiros de software para o desenvolvimento devem seguir as etapas clássicas que são : definição de requisitos, desenhos de sistema de software, implementação e testes unitários, integração e teste do sistema e no fim a manutenção. Em resumo tem que ser na primeira etapa que o engenheiro que era desenvolver o produto tem de perceber o produto/sistema que o seu cliente quer que seja desenvolvido por ele. o facto de cada um deles explicar e interpreta a comunicação entre eles de forma distinta tem como consequência diferenças de atendimento entre o que se pretende que seja desenvolvido e oque de facto está a ser desenvolvido. nesta altura estamos a assistir o desenho do sistema e a sua implementação, apos a sua implementação e compilação onde tem de dar sucesso, então durante essa implementação ocorre teste unitários que permitem avaliar a qualidade do que se esta a ser desenvolvido. e quando o processo e terminado o engenheiro tem de fazer uma verificação onde que ao fazer isso e a termina com sucesso pode se dizer que o produto ja esta apto para ser entregue ao seu cliente.

A diferença fundamental entre comunicar o que se pretende ou o que se pretende ter a sua disposição do produto, o engenheiro tem que ser apto há visualizar o produto mesmo que incompleto, e ser possível e apontar com precisão o que esta correto ou não.Então ao recolher os requisitos ha de ter uma atenção redobrada para que no final possa tem um produto com mínimos erros e com uma boa qualidade.

Resumo de Livro – 13/11/2022

página 9- 15

O tempo é necessário para produzir produtos de qualidade, independentemente dos avanços tecnológicos e do conhecimento dos processos de desenvolvimentos que tem vindo sendo propostos verifica-se que na construção de produtos não é feita de uma forma instantânea nem tao pouco por um processo automático industrial, mas assiste-se cada vez mais o aparecimento de processos que envolvem cada vez mais a industria e que exige cada vez mais uma fortes componentes criativos aos diferentes intervenientes. esta exigência e dependências de atividades humanas criativas e com capacidade intelectuais isso tem como consequência o consumo de tempo, relembrando que o produto tem de cumprir os requisitos de tempo solicitado pelo cliente, isto significa que o tempo de reação das equipas desenvolvimento em relação a alteração de requisitos esta cada vez mais menor mas não é nulo. é da responsabilidade dos intervenientes de engenharia e software procurarem constantemente as melhores soluções para que o tempo envolvido no projeto seja cada vez mais reduzido. A capacidade que uma arquitetura de software tem de se adaptar as diferentes mudanças que ocorrem no seu interior e na sua envolvente, como exemplo as mudanças dos requisitos funcionais que envolvam alterações a processos de negócios, etc. contudo hoje em dia a maior parte das organizações por falta de modelos e ferramentas de apoio adequados pode ocorrer problemas na a avaliação e desenho das qualidades de adaptabilidade do software. e graças a inúmeros esforços científicos e empresariais. como a modelação de objetos adaptativos(adaptive objet modelling -AOM) software por linhas de produtos(Software Product Lines – SPL) ou Software Engeneering for adaptive and self-managing system(SEAMS), nos quais se utilizam conceitos para dotar os sistemas de propriedades outo-* esses sistemas nos permitem analisar e conceber sistemas outónomos na tomada de decisões face a situações de mudança.

A engenharia de softare aplicada nos diferentes sistemas do tipo adaptaveis(SEAMS, 2008) classifica-os como sendo do teipo aito-* que tem a suas principais qualidades que sao: autoadaptaveis ou autoadaptativos,Auto-organizaveis, Auto-configuraveis,Auto-otomizados,Self-Heling ou autoproteção;

Temos um artefacto, que é todo e qualquer objeto que é criado, removido, usado ou modificado ao logo do processo de desenvolvimento e que pode ser ou eletrónico. As arquiteturas de sistemas de informação podem ser feitas de duas formas distintas: ou através do desenho concreto de arquitetura, ou através de um modelo de referência genérico já existente.

Uma outra solução [ara permitir adaptabilidade no software e a proposta pelas linhas de produto de software orginalmente(Software Product Lines – SLP) conceitos inicialemte proposto por clements e northrop(2001) do Software engeneering institute com o objetivo de: reduzir o tempo de siponibilizacao dos produtos de software, reduzir os custos e diminiuir a utilização de recursos

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