Capítulo 1: Por quê: Alcançar as metas das pessoas e da organização
“Se você acha que um bom design é caro, deveria verificar os custos de um design ruim”- RALF SPETH
Quando experiências são criadas pensando na voz da marca, arquitetura da informação e nos disponibiliza meios para localizar, manter e internacionalizar o conteúdo, só precisamos corrigir as palavras. Mas quando a experiência não respeita esses termos, as palavras sozinhas, não conseguem preencher esse buraco.
Temos que alcançar dois conjuntos de metas:
- Pertencentes a organização responsável;
- Quem vai usar a experiência: usuário;
Alinhe metas: empresa x cliente.
- Atrai pessoas:
- Converte-as;
- Clientes obtêm sucesso;
A parte virtuosa no ciclo acontece quando o usuário da experiência se torna fã. Ele continua usando seus serviços, mas não só, ele compartilha e recomenda para outras pessoas. Quando apoiamos nossos usuários, é possível retê-las quanto envolvê-las na experiência.
Por isso é importante que a empresa entenda os motivos de possíveis interrupções, e as previna. A empresa não só consegue manter o envolvimento como deve saber como tornar esse usuário em um fã.
“Os usuários só estão preocupados com tudo que pode dar errado”.
Então precisamos saber o ciclo das perspectivas das pessoas, e tentar encontrar onde estão:
Empresa vs Usuário
Atrair Investigando, verificando
Converter decidindo, comprometendo-se
embarcar e envolver concluir a experiência com êxito
Selecione o conteúdo para alcançar as metas
- Conteúdo de marketing ajuda a empresa a captar clientes: Cliente interage e analisa a partir de recomendações, avaliações e classificações de produtos e outros.
- Início da experiência do usuário. Uso do App ou outras coisas: O usuário quer conseguir atingir seu objetivo logo na primeira vez que usar a experiência.
- Texto UX principal:Usuário espera algum conteúdo na sua experiência, que lhe ajude a completar sua jornada.
- Mensagens de erro: Mensagens de erro ajudam o usuário a alcançar sua meta. “Auxiliar o usuário a superar uma experiência interrompida, pode transformá-los em fãs.
- Aumentar a atratividade: Oferta de fóruns, treinamentos: Um grande volume de conteúdo funcionará como um elo comum ao longo da relação entre organizações e a pessoa.
Identifique propósitos, oportunidades e restrições:
Analisar antes as metas do usuário e da empresa. O redator UX deve conhecer as restrições do negócio, inclusive os recursos disponíveis para localização e os cronogramas para coordenar a engenharia e conteúdo UX com o conteúdo de marketing, vendas e suporte.
“A redação UX, assim como o design e a codificação para UX, é um processo de design e engenharia. É um processo interativo de criação, avaliação e interação”.
Capítulo 2: Voz da Marca:Eles o reconhecem
Podem esquecer o que você disse, mas nunca esquecerão como as fez sentir – Autor desconhecido.
Os usuários se lembram sempre como se sentem ao interagir com uma experiência. A voz da marca é o conjunto de características que pode proporcionar esse sentimento.
Quando a voz da marca é consistente por todo o ciclo virtuoso, a afinidade da marca se fortalece.
As pessoas precisam reconhecer a marca a partir de qualquer trecho de conteúdo.