Redação estratégica para UX

Capítulo 1: Por quê: Alcançar as metas das pessoas e da organização 

“Se você acha que um bom design é caro, deveria verificar os custos de um design ruim”- RALF SPETH

Quando experiências são criadas pensando na voz da marca, arquitetura da informação e nos disponibiliza meios para localizar, manter e internacionalizar o conteúdo, só precisamos corrigir as palavras. Mas quando a experiência não respeita esses termos, as palavras sozinhas, não conseguem preencher esse buraco. 

Temos que alcançar dois conjuntos de metas:

  1. Pertencentes a organização responsável;
  2. Quem vai usar a experiência: usuário; 

Alinhe metas: empresa x cliente.

  1. Atrai pessoas: 
  2. Converte-as;
  3. Clientes obtêm sucesso;

A parte virtuosa no ciclo acontece quando o usuário da experiência se torna fã. Ele continua usando seus serviços, mas não só, ele compartilha e recomenda para outras pessoas. Quando apoiamos nossos usuários, é possível retê-las quanto envolvê-las na experiência. 

Por isso é importante que a empresa entenda os motivos de possíveis interrupções, e as previna. A empresa não só consegue manter o envolvimento como deve saber como tornar esse usuário em um fã. 

“Os usuários só estão preocupados com tudo que pode dar errado”. 

Então precisamos saber o ciclo das perspectivas das pessoas, e tentar encontrar onde estão: 

Empresa vs Usuário

Atrair        Investigando, verificando

Converter    decidindo, comprometendo-se

embarcar e envolver  concluir a experiência com êxito

Selecione o conteúdo para alcançar as metas

  1. Conteúdo de marketing ajuda a empresa a captar clientes: Cliente interage e analisa a partir de recomendações, avaliações e classificações de produtos e outros. 
  2. Início da experiência do usuário. Uso do App ou outras coisas: O usuário quer conseguir atingir seu objetivo logo na primeira vez que usar a experiência. 
  3. Texto UX principal:Usuário espera algum conteúdo na sua experiência, que lhe ajude a completar sua jornada. 
    1. Mensagens de erro: Mensagens de erro ajudam o usuário a alcançar sua meta. “Auxiliar o usuário a superar uma experiência interrompida, pode transformá-los em fãs.
    2. Aumentar a atratividade: Oferta de fóruns, treinamentos: Um grande volume de conteúdo funcionará como um elo comum ao longo da relação entre organizações e a pessoa.

Identifique propósitos, oportunidades e restrições:

Analisar antes as metas do usuário e da empresa. O redator UX deve conhecer as restrições do negócio, inclusive os recursos disponíveis para localização  e os cronogramas para coordenar a engenharia e conteúdo UX com o conteúdo de marketing, vendas e suporte. 

“A redação UX, assim como o design e a codificação para UX, é um processo de design e engenharia. É um processo interativo de criação, avaliação e interação”. 

Capítulo 2: Voz da Marca:Eles o reconhecem

Podem esquecer o que você disse, mas nunca esquecerão como as fez sentir – Autor desconhecido. 

Os usuários se lembram sempre como se sentem ao interagir com uma experiência. A voz da marca é o conjunto de características que pode proporcionar esse sentimento. 

Quando a voz da marca é consistente por todo o ciclo virtuoso, a afinidade da marca se fortalece. 

As pessoas precisam reconhecer a marca a partir de qualquer trecho de conteúdo. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *