Resumo do dia 26/12/2022

Página 147 até 186

Os Produtos Educacionais Informatizados (PEI), aplicativos para educação em forma de
programas de computadores, que possuem, em sua funcionalidade central uma proposta de ensino, estão cada vez mais presentes no ambiente escolar. Com a evolução dos softwares utilizados no ambiente escolar é essencial avaliar a qualidade desses Softwares Educativos (SE). Como uma plataforma virtual de aprendizagem constitui um conjunto de PEI, e um PEI pode ser visto como um conjunto de SE, ao avaliarmos qualquer AVA, é inadiável focalizar aspetos importantes na avaliação dos softwares educativos.

Na realidade hoje graças ao avanço da Rede, das TIC(Tecnologias de Informação e Comunicação) e TD, e ao consequente uso crescente de sistemas de computação na web as pesquisas para uma boa IHC(Interface Humano-Computador) privilegiam cada vez mais a usabilidade no ambiente web, dando origem a estudos específicos voltados para diferentes especialidades exclusivamente para o ambiente web. O educador pode lançar mão das novas tecnologias como ferramentas educacionais, dentre elas, a ferramenta imprescindível que é o software.

Seguem informações sobre aspetos da interface de alguns AVA, incluindo dentre eles
Solar, Moodle e e-ProInfo. O Solar foi escolhido por ser um ambiente muito utilizado na UFC que é uma das universidades brasileiras pioneiras no desenvolvimento da modalidade EaD (Educação a Distância). O Moodle por se tratar de um ambiente virtual de aprendizagem mundialmente utilizado com as características de um software livre, enquanto foi determinante a escolha do e-ProInfo por se tratar de um ambiente muito utilizado nos programas de EaD do MEC.

4 comentários em “Resumo do dia 26/12/2022”