O conceito de pesquisa é amplo e variado, e ainda não há um consenso sobre o assunto. Segundo Asti Vera, a pesquisa começa com a definição e análise crítica de um problema, seguido pela busca por uma solução. De acordo com o Webster’s International Dictionary, a pesquisa envolve uma busca minuciosa por fatos e princípios, utilizando métodos científicos.
Ander-Egg define a pesquisa como um procedimento reflexivo sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos fatos ou dados em qualquer área do conhecimento. Para Rummel, a pesquisa pode ser ampla, englobando todas as investigações especializadas, ou restrita, abrangendo estudos mais aprofundados.
O autor Abramo (1979) destaca a importância de dois princípios gerais na pesquisa científica: objetividade e sistematização de informações fragmentadas. Além disso, existem princípios particulares que são válidos para a pesquisa em determinado campo do conhecimento e dependem da natureza especial do objeto da ciência em questão.
A pesquisa tem uma importância fundamental nas ciências sociais, especialmente na busca por soluções para problemas coletivos. O desenvolvimento de um projeto de pesquisa envolve seis passos: seleção do tópico ou problema, definição e diferenciação do problema, levantamento de hipóteses de trabalho, coleta, sistematização e classificação dos dados, análise e interpretação dos dados, e relatório dos resultados da pesquisa.
A finalidade da pesquisa é descobrir respostas para questões, utilizando métodos científicos. Mesmo que nem sempre obtenham respostas precisas, esses métodos são os únicos capazes de oferecer resultados satisfatórios ou de total êxito. A pesquisa tem como objetivo conhecer e explicar os fenômenos que ocorrem no mundo existencial, compreendendo sua função, estrutura, mudanças, influências e possibilidades de controle.
Existem duas finalidades da pesquisa, de acordo com Bunge (1972): acumulação e compreensão dos fatos levantados. Isso é feito por meio de hipóteses precisas, formuladas e aplicadas como respostas às questões da pesquisa. A pesquisa sempre parte de um problema ou fenômeno a ser investigado, respondendo às necessidades de conhecimento sobre o assunto.
Ela pode invalidar ou confirmar as hipóteses levantadas.
Existem também duas finalidades da pesquisa apontadas por Trujillo (1974): pura, quando busca melhorar o conhecimento e desenvolver metodologias mais aprimoradas; e prática, quando aplicada com objetivos práticos. Selltiz et alii (1965) mencionam quatro finalidades da pesquisa: familiaridade com um fenômeno, obtenção de novos esclarecimentos sobre ele, desenvolvimento de hipóteses e formulação de problemas
Este texto aborda a organização quantitativa dos dados em uma pesquisa, destacando a importância de expressar os dados com medidas numéricas e a necessidade de paciência e cuidado nos procedimentos. O resumo também enfatiza a importância do relato e registro meticuloso e detalhado da pesquisa, incluindo a indicação da metodologia utilizada, referências bibliográficas e definição cuidadosa da terminologia. Além disso, menciona a abrangência da pesquisa social, indicando os diversos campos que podem ser estudados nessa área, como natureza e personalidade humanas, povos e grupos culturais, família, organização social e instituição social, entre outros. Também destaca a importância do estudo de problemas sociais, patologia social e adaptações sociais, assim como a teoria e métodos utilizados na pesquisa social.
Este resumo aborda os diferentes tipos de pesquisa social. Ander-Egg apresenta dois tipos principais: pesquisa básica, que busca o progresso científico e o conhecimento teórico, e pesquisa aplicada, que visa a aplicação prática dos resultados na solução de problemas reais. Best acrescenta mais três classificações: pesquisa histórica, que descreve o passado; pesquisa descritiva, que analisa os fenômenos atuais; e pesquisa experimental, que estuda as relações de causa e efeito. Hymann destaca os tipos descritiva e experimental, sendo a primeira uma simples descrição de um fenômeno e a segunda uma investigação explicativa e interpretativa. A classificação também pode ser feita em relação ao número de pesquisadores envolvidos, podendo ser individual ou grupal. Por fim, Selltiz et alii apresentam os estudos formulativos, sistemáticos ou exploratórios, que enfatizam a descoberta de ideias e discernimentos.
Estudos descritivos são aqueles que têm como objetivo descrever um fenômeno ou situação em um determinado espaço tempo. Eles são realizados através de um estudo detalhado e minucioso, que busca entender e documentar as características, comportamentos e relações entre variáveis em um determinado contexto. Já os estudos de verificação de hipóteses causais têm como objetivo principal a explicação científica de um fenômeno. Eles buscam entender as relações de causa e efeito entre variáveis, e a partir disso, realizar previsões. Se a investigação avançar e alcançar um nível mais aprofundado, pode levar à formulação de leis científicas. Esses estudos são fundamentais para o desenvolvimento e progresso da ciência, já que permitem a compreensão e explicação de fenômenos complexos.