Design de Interfaces

Hoje, dia 05/11/2023, dar-se-á continuidade ao resumo do livro Design de Interfaces. O resumo será feito da pagina 16 a 19

Resumo pág. 16: Nesta página, fala a importância do desenho iterativo com foco nos utilizadores e enfatiza a necessidade do desenho participativo para atender às necessidades dos utilizadores finais. Destaca que o livro oferece uma lição valiosa com base na experiência de docentes em Engenharia Informática. O testo elogia a utilidade do livro para alunos, professores e profissionais da Engenharia das Interfaces Pessoa-Máquina.

Resumo pág. 17:

Existem pessoas que são especialistas em fazer coisas que as outras pessoas possam usar facilmente, como aplicativos em telefones ou sites na internet. Para ajudar essas pessoas a fazerem um bom trabalho, algumas outras pessoas criaram um conjunto de regras ou dicas que são como instruções para fazer as coisas de forma fácil e amigável.

Essas regras são chamadas de “heurísticas de usabilidade” ou “princípios de usabilidade”. Elas são como receitas para fazer com que as coisas funcionem bem para as pessoas. Alguns dos conjuntos de regras mais conhecidos foram criados por pessoas chamadas Norman, Shneiderman e Nielsen.

A ideia é que se você seguir essas regras ao criar algo, como um jogo ou um site da internet, as pessoas vão conseguir usá-lo de maneira mais fácil e agradável. É como se essas regras fossem um guia para fazer as coisas direito, e se você as seguir, você vai criar algo melhor do que se não as seguir.

Resumo da pág. 18: O texto da página 18 fala sobre a importância de tornar as funções visíveis em interfaces para que os usuários saibam como usá-las. Quando as funções estão escondidas, os usuários têm dificuldade em descobrir como usá-las. O texto também menciona o princípio de fornecer feedback aos usuários sobre ações realizadas e resultados. Isso pode ser feito com mudanças visuais, sons ou mensagens para indicar se a ação foi bem-sucedida ou não. Ter funções visíveis e fornecer feedback ajuda os usuários a interagirem de forma mais eficaz com as interfaces.

Resumo da pág. 19: Na página 19, texto fala sobre alguns princípios de design de interface, incluindo visibilidade de funções para facilitar o uso, feedback sobre ações realizadas, restrições que limitam o que os usuários podem fazer de maneira incorreta, e a importância da coerência para ajudar os usuários a reconhecer padrões e aplicar conhecimento adquirido. Esses princípios visam tornar as interfaces mais intuitivas e amigáveis para os usuários.

Por hoje é tudo. No próximo Domingo farei o resumo de mais paginas para dar continuidade. Falta a pagina 20/24. Penso que no Domingo próximo apenas farei o resumo de 2 paginas, que será de 20 e 21, até breve

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *