DESIGN DE INTERFACES

O RELEVO DA COERÊNCIA
GRÁFICA NO DESENVOLVIMENTO
DAS INTERFACES DE UMA MARCA

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No estágio fez-se aperfeiçoar no conhecimentos na area do Design de Interfaces e aplicar técnicas adquiridas.Nesse projeto  baseou em explorar casos reais ,de forma a viver novos desafios e novos caminhos ainda por traçar no mundo profissional.

A relação das interfaces com o utilizador através da observação, interacção e ligação com o produto e com estudos a clarificação processos de criação e desenvolvimento na novas melhorias.

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS

Os objectivos específicos do projecto passaram por:

– Compreender as interfaces e qual o seu impacto no utilizador;

– Desenvolver interfaces de novas funcionalidades do produto ‘Boonzi’ ;

– Desenvolver interfaces de uma versão do produto digital para telemóvel ;

– Redesenhar páginas Web do site da empresa;

– Melhorar a forma como a coerência gráfica e a usabilidade aumentam

o valor da marca no produtos digitais do ‘Boonzi’;

Como principal objectivo deste projecto tivemos a promoção da marca

‘Boonzi’

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  1. DESIGN GRÁFICO
  1. DEFINIÇÃO DOS TERMOS ‘DESIGN’ E ‘GRÁFICO’

“O mundo está repleto de pequenos exemplos de bom Design, com os incríveis detalhes que fazem diferença nas nossas vidas” . ( Norman, 1998: 28)

Para termos uma noção o processo de designação da área ,tinhamos que entender qual a etimologia das palavras Design e gráfico em que esta sujeito a uma longa série de interpretações e ainda utilizada para referir ao processo de programação, planeamento, coordenação, seleção e organização de uma série de fatores  e com objetivos a produzir comunicações visuais.

Em relação a palavra gráfico que relaciona  com a produção de objetos visuais destinados a comunicar  mensagens específicas, em noutros contextos  ‘gráficos , não significa desenhos , gravuras, gráficos.

Nota-se que as duas palavras juntas, designam-se pelo planeamento de objectos visuais destinados a comunicar a essa  designação dá-se o nome de Design Gráfico.

  1. O DESIGNER DE COMUNICAÇÃO VISUAL

Na terminologia de  ‘designer gráfico’ seja a denominação mais aceite para o profissional, o título seria mais apropriado e descritivo é de  ‘Designer de Comunicação Visual’,ainda com 3 elementos necessários para uma actividade ,como um Método (desenho) , um objectivo (Comunicação) e um Campo (visual).

Para projectar para pessoas são com principios básicos como fazer um bom modelo conceptual e tornais coisa visívies.O designer atraves desses principios e metodos contruir mensagens atrav´s de meios visuais.

  1. A MARCA

1.3 .1  BREVE ENQUADRAMENTO HISTÓRICO

Em 1907, o visionário Emil Rathenau, director da empresa alemã AEG,contratou Peter Behrens (1868-1940) e Otto Neurath (1882-1945) essa equipa seria a primeira  de consultores para uma “imagem corporativa”( como a empresa é vista em determinado momento ou assunto é a forma como uma ação,falta dela ,é recebida pelo público e falar de imagem é exprimir como cliente ou publico em geral ,como é exergada a marca. Os primeiros esforços depois da 2ª guerra mundial vieram através de designers individuais que puseram a sua técnica pessoal nos símbolos dos seus clientes. Um grande exemplo desta actuação foram os posters da Olivetti Corporation , criados por Giovanni Pintori (1912-1998). Estedesigner construiu não só a imagem corporativa da empresa como toda a sua comunicação visual que contribuiu de uma forma bastante significativa para o Design de comunicação de cartazes e para a evolução da marca Olivetti. Esta veio revolucionar o Design gráfico, Design de produto e o Design arquitectónico.

1.3.2 A MARCA E O SIGNIFICADO DOS TERMOS IMAGEM E IDENTIDADE CORPORATIVA

Ao longo dos tempos, os termos ‘Imagem e Identidade corporativa’

têm vindo a ser interpretados de diferentes formas, sendo muitas vezes

confundidos, devido à novidade da disciplina do Design.

O termo identidade corporativa auto-representa a organização no seu

todo, enquanto o termo imagem corporativa, as formas de representação.

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