Resumo

Resumo_2 – Páginas: 21 a 30

1.5) Executando o primeiro algoritmo

Nesta seção aborda um pequeno programa que calcula a velocidade media:

public class CalcularVelocidade {

                     public static void main(String[] args){

                                System.out.println(“=== CÁLCULO DA VELOCIDADE MÉDIA ==========”);

                                double distanciaPercorrida = 150.0;

                                 System.out.println(“A distância percorrida foi          de”+distanciaPercorrida+”Km.”);

D

ouble tempoGasto = 1.5;

System.out.println(“O tempo gasto foi de ” + tempoGasto + ” horas.”);

double velocidadeMedia = distanciaPercorrida / tempoGasto;

System.out.println(“Para encontrar a velocidade média ” + “dividimos a distância (” + distanciaPercorrida + “) pelo tempo gasto no ” + “percurso (” + tempoGasto + “).”); System.out.println(“A velocidade média é de ” + velocidadeMedia + “Km/h”);

}

}

1.6) Destrinçando o primeiro programa

Resumindo o que foi feito no codigo acima,

A primeira coisa que temos é a impressão de uma mensagem que funciona como uma espécie de título do nosso pequeno programa: System.out.println(“=== CÁLCULO DA VELOCIDADE MÉDIA ==========”); Essa impressão é feita da mesma forma que fizemos com o texto “Olá Mundo!” e sempre que vemos esse comando “System.out.println” é esperado imprimir alguma coisa no console.

Como próximo passo, é feita a declaração de uma variável que guardará o valor referente a distância percorrida:

double distanciaPercorrida = 150.0;

Na próxima linha, temos uma outra impressão levemente diferente da anterior:

System.out.println(“A distância percorrida foi de ” + distanciaPercorrida + “Km.”);

A diferença da impressão acima para anterior é que fizemos o uso do sinal de “+” que, quando utilizado com textos, serve para juntar o lado esquerdo com o lado direito – um processo que chamamos de concatenação. Dentro da programação, o sinal de “+” funciona como um operador de adição, mas quando ele tem um texto de um dos lados, vai acontecer que o outro lado será concatenado, formando uma só sentença.

1.7) Fazendo comentários em um programa Java

Tem um recurso no Java  e em todas as outras linguagens de programação é o recurso de comentários que você escreve dentro de um programa, mas é ignorado pelo compilador. Eles servem para ajudar a documentar seu algoritmo.

Os comentários podem ser feitos de duas formas sendo  comentários de bloco e também de linha. O de bloco inicia com “/*” e termina com “*/” por exemplo:

/* Comentário aqui.

Podemos ter quantas linhas quisermos.

 */

ou

/**

 * Comentário melhor formatado.

* Podemos ter quantas linhas quisermos.

**/

O comentário de linha apenas é feito colocando duas barras antes de começarmos a escrever o texto, como por exemplo:

// Comentário aqui.

// Para ter outra linha, preciso colocar duas barras novamente.

Capítulo 2: Variáveis e Constantes

As variáveis e constantes  têm um papel importante dentro de algoritmo computacional, que é armazenar ou guardar valores que são manipulados dentro de um algoritmo. As variáveis e constantes têm uma pequena diferenca na sua declaração que se acrescenta a palavra “final” para informar que é uma constante, a outra diferenca e o comportamento das mesmas onde as variáveis podemos alterar seu valor ao longo do algoritmo e as constantes não podemos fazer isso, por exemplo:

double distanciaPercorrida = 250.0; //declaração de uma variável

final double distanciaPercorrida = 250.0; //declaração de uma constante – observe a palavra “final” na declaração.

public class UmaConstante {

         public static void main(String[] args) {

                      final double euSouConstante = 10.0;

                      euSouConstante = 25.0; // Isso aqui não pode! Uma vez que se trata de constante

            }

 }

O correto seria com variáveis onde podemos trocar os seus valores sem problemas nenhum.

2.1)Tipos de dados existentes

No Java existe vários tipos de dados, que podem ser agrupados em três categorias sendo: numéricos, texto e lógicos.

Para numéricos temos inteiros e decimais. O inteiro tem as suas subdivisões em byte, short , int e long, o que os difere a capacidade de cada um dos tipos que por ordem um byte tem a capacidade menor que um short assim por diante. Já o decimal apenas divide em double e float.

No caso do texto existe também a divisão em dois tipos sendo: char e string onde um char armazena apenas um carácter enquanto uma string podemos armazenar um texto de qualquer tamanho.

E por último temos o grupo de logico que só tem apenas um tipo que é boolean, é um tipo muito útil porque nos ajuda na tomada de decisão. E este tipo apenas assume valores sendo verdadeiro(true) ou falso(false).

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