O Resumo das páginas 17 á 32 aborda sobre avaliação de sistemas de software, destacando dois aspetos cruciais, desempenho e taxas de erro. Quanto ao desempenho, enfatiza a importância do tempo gasto pelo usuário em tarefas representativas, ressaltando seu impacto em setores como telemarketing. A redução do tempo pode resultar em eficiência operacional. Em relação às taxas de erro, destacam-se as potenciais consequências prejudiciais, enfatizando a necessidade de equilibrar desempenho e minimização de erros. Métricas importantes na avaliação de usabilidade incluem tempo de retenção e satisfação subjetiva.
O mesmo capitulo também retrata a importância de construir sistemas interativos de qualidade na área de Interação Humano-Computador (IHC), focando em sistemas de missão crítica, industriais, comerciais, escritório/domésticos e colaborativos. Destaca desafios específicos em cada categoria, especialmente em sistemas de missão crítica, onde erros podem ter consequências graves. A diversidade nas habilidades e características dos usuários é reconhecida como um desafio para os projetistas.
A importância de considerar as necessidades de diferentes culturas na localização de produtos de software, ressaltando desafios específicos, como a leitura da direita para a esquerda em certas culturas. Destacar também crescente importância das tecnologias de informação e comunicação no cotidiano, enfatizando como essas tecnologias podem melhorar a acessibilidade para pessoas com deficiência diversas e proporcionar benefícios para idosos, no uso dessas tecnologias.
Explorando também as linhas de pesquisa em IHC, destacando a interdisciplinaridade na área com a importância da participação dos usuários na definição da interação com o sistema. Conceitos como manipulação direta são discutidos, assim como dispositivos de entrada, assistência online e exploração da informação. O texto conclui abordando a relação entre desenhos e linguagem como componentes essenciais no processo de pensamento, destacando o uso eficiente do quadro para desenhos na resolução de problemas.