Página 1 – 40

Introdução :

“Design de Interação: Além da Interação Humano-Computador”, escrito por Dan Norman e Donald A. Norman, é uma obra abragente que explora os príncipios e práticas fundamentias do design de interação. O livro aprofunda o mundo complexo das relações entre seres humanos e computadores, fornecendo insights valiosos para profissionais e estudantes nesta área.

Os autores destacam a importância do design centrado no utilizador, realçando a necessidade de compreender as necessidades e expectativas dos utilizadores ao criar interfaces. Ao longo das páginas iniciais, são abordadas teorias psicológicas relevantes à interação Humano-Computador, oferencendo uma base sólida para o entendimento dos fatores que influenciam a usabilidade.

Além disso, o livro explora métodos iterativos de design, reconhecendo a importância do processo contínuo de revisão e aprimoramento. Os autores orientam os leitores na criação de interfaces intuitivas, eficazes e agradáveis, destacando a necessidade de considerar a experiência do utilizador em cada etapa do desenvolvimento.

A avaliação de interfaces também é discutida, apresentando ferramentas e técnicas para medir a eficácia e a usabilidade de um design. O livro oferece estudos de caso e exemplos práticos para ilustrar conceitos teóricos, tornando o material acessível e aplicável.

Em resumo, “Design de Interação” é uma leitura essencial para quem procura aprofundar os seus conhecimentos na criação de interfaces de qualidade. Os autores proporcionam uma visão abragente, reforçada por insights práticos, tornando o livro valioso tanto para estudantes como profisisonais que desejem aprimorar as suas habilidades no campo da interação humano-computador.

Design de Interação e Design Universal :

Design de interação define-se como sendo o processo de projetar produtos interativos que facilitam a comunicação e interação diárias das pessoas, tanto em casa como no trabalho. O objetivo principal do design de interação é desenvolver produtos utilizáveis, ou seja, fáceis de aprender, eficazes e que proporcionem uma experiência agradável ao utilizador. Este segmento de design aborda a interação entre o ser humano e diversos tipos de artefatos, sejam dispositivos digitais ou analógicos, como televisões, calculadoras, websites, aplicações, entre outros. Muitos desses dispositivos são híbridos, combinando interfaces físicas e digitais em um único produto, onde a eficácia frequentemente depende da integração bem-sucessida entre esses elementos.