Continuando como resuma do livro o autor faz a pergunta “Onde se encaixam as pesquisas com usuários”
Para qual responde que Design Centrado no Usuário é uma filosofia ou abordagem de Design que acredita
que os usuários reais e seus objetivos, devem ser os elementos norteadores de qualquer esforço para o desenvolvimento de serviços ou produtos. Que ele levam a produtos mais úteis e usáveis reduzem os erros cometidos por seus usuários, além de diminuir o tempo e a necessidade de treinamento. Além disso, produtos pensados de acordo com as características e necessidades dos usuários proporcionam boas experiências. As pessoas recompensam as boas experiências com repetição de uso e recomendação.
Pesquisar com usuários é algo extremamente importante para que possamos desenvolver as soluções mais apropriadas para o nosso público. As aplicações dessas investigações são várias:
Identificar novas oportunidades,Refinar hipóteses, e tambem pode levar a iniciar um processo de redesign.
A imagem acima é processo de design defendido por Alan Cooper evidenciando que as
investigações com os usuários devem começar tão logo se tenha a demanda por construir um produto.e que motivação para adoção de procedimentos de pesquisa e investigação com usuários é única, cada projeto demanda novas escopetas
Quanto ao processso de descoberta de perfis e necessidades dos usuários em Design de Interação e Design Centrado no Usuário é a partir da identificação de suas características e necessidades que produtos interativos vao se projetado e é como um trabalho de consultoria. Nesse sentido, é muito importante levar bem a sério a pesquisa com usuários para que minimizemos os eventuais erros de nossos projetos. E é isso que preciso observar e conversar com os usuários para entendê-los bem e poder tornar a coisas mais faceis podendo fazer correcoes mais frequentes. Durante o processo da investigação é não ter preconceitos com os usuários,,segundo o autor eles são o que são.
Estes tipos de pesquisa permitem conhecer bem os usuários para poder classificá-los. Esta classificação gera as personas. Ou seja cria-se personagens que representam os diferentes eventuais públicos de seu produto que reúnem características e necessidades de diferentes usuários.
Tipos abordagens de pesquisas com usuários :
Bill Verplank, em sua concepção seminal do que passou a ser chamado de Design de Interação, ressalta que o trabalho de um designer começa com o entendimento de três questões que precisam ser respondidas:
Como você faz?
Como você se sente?
Como você sabe?
Ele argumenta que Designers de Interação devem saber responder a estas perguntas e que se soubermos o que fazer com estas três perguntas em um projeto, chances são que conseguiremos construir boas interações