4º Resumo (pag 39 á 45)
Esta parte do 4º resumo destaca a necessidade de sustentabilidade na assimilação da informação. O texto ressalta o desafio de conteúdo e pensamento articular diante da abundância de informações digitais e algoritmos. A web permitiu o surgimento de curadorias, onde os usuários selecionaram e analisaram o que importava relevante, influenciando a forma como outros experimentaram a informação.
Esse destaque é evidente em plataformas como o YouTube e o Pinterest, que promovem a curadoria de conteúdo. Esse movimento transforma a experiência de obter conhecimento na rede, tornando-a mais direcionada e eliminando excessos. Os curadores não apenas distribuem informação, mas também são reservados para a formação de comunidades e processos de aprendizagem mútua.
Na área de Design de Interação no Brasil, diversos blogs, podcasts e canais do YouTube atuam como curadorias comunitárias, utilizando a web como território educativo. As instituições de ensino também passam a exercer o papel de curadoras de conhecimento, aderindo ao e-learning e oferecendo cursos online.
Além disso, o texto destaca a importância das políticas de dados abertos, que favorecem a transparência dos gastos públicos e aproximam os cidadãos das informações sobre a administração dos recursos públicos. Essas políticas são aplicadas tanto por governos quanto por instituições privadas e de ensino.
O autor ressalta a necessidade de pensar em sustentabilidade ao considerar a experiência do usuário, não apenas no desenvolvimento tecnológico, mas também sem impacto socioambiental e econômico. Ele alerta para o cuidado no uso da tecnologia e defende a responsabilidade na criação de negócios e serviços digitais. O texto conclui enfatizando a importância de fundamentar as decisões de design para criar produtos intuitivos e adequados aos usuários iniciais, destacando que o próximo capítulo abordará fundamentos, princípios e abordagens de design para adaptar produtos à realidade do público-alvo.