Página 16

Estes termos são opiniões que relacionam com a marca, o termo imagem corporativa externo e  termo identidade. termo imagem corporativa, terá surgido na década de 1950 e terá sido utilizado pela primeira vez por Walter Margulies. Este, terá usado a expressão como forma de designar programas de Design complexos, coerentes e resultantes de investigação e análise.

Uma esfera de marca não se define pela imagem ou símbolo visual ou seja a sua identidade e algo de de uma forma ultrapassa o seu significado,a forma  como a empresa interage com seus clientes e que ajuda na criação de emoções e percepções por parte dos mesmos.A marca pode determinar seu sucesso través de um conjunto de factores que formam uma personalidade.Essas distribuidas atraves de empregados,fornecedores, distribuidores …

A relação de marca e consumidor é atraves do símbolo que e uma relação emocional pode dizer-se ,estabelecida através de argumentos lógicos e que surgem emoções.Então numa comunicação empresarial está,mais exigente e tenta reformular atraves do abandono da lógica objetiva dos produtos ao benficio de estilos de vida . Através dos vários termos, sejam estes, marca, símbolo, imagem corporativa ou mesmo identidade corporativa, irão continuar em desenvolvimento consoante a evolução cultural e sociológica que se tem sentido no percurso evolutivo da internet e entre outros tipos de evolução tanto da sociedade como da disciplina de Design.

1.3.3 A IMPORTÂNCIA DA MARCA

E DA SUA COMUNICAÇÃO

A marca é promissor pois a grnade ideia e expectativas que têm na mente de cada consumidor ,esses produtos e serviços podem representar uma empresa e na minha opinião a marca deve ser escrita manual ,pois a marca transmite não só visualmente mais tem um significado que nem tudo se comunica . Os elementos que usamos signos e símbolos têm a capacidade de transmitir e comunicar algo que não está explícito na mensagem, embora assumam um determinado significado ou simbolismo.

O texto destaca a ideia de que, embora nem tudo seja explicitamente comunicado, existem significados presentes fora da comunicação direta. Segundo Costa (2006: 54), tudo tem significado, pois este é uma produção autónoma do indivíduo em resposta aos estímulos do meio, sejam eles naturais ou artificiais. No contexto de uma marca, a transmissão eficaz da comunicação envolve o estudo de diversos campos relacionados ao tema, criando uma forma de comunicação que se baseia em significados implicitamente compartilhados no senso comum dos signos.

O texto exemplifica como elementos percebidos, como nuvens cinzentas indicando chuva, ramos agitados indicando vento e folhas no chão indicando outono, possuem significados que são deduzidos pelo homem através da experiência empírica. Esses significados não são comunicados explicitamente, mas são inferidos pelos indivíduos, contribuindo para a eficácia na comunicação humana.

1.3. 4 A IMPORTÂNCIA DO “BRANDING”

(MARCA) PARA O SUCESSO COMERCIAL

Daniel Raposo (2008: 14) destaca três funções principais da marca: Distinção e Descrição, subdivididas em categoria e atributo. A Distinção visa apresentar e individualizar a empresa, enquanto a Categoria comunica a empresa por meio da descrição, e o Atributo revela competência e qualidades. Um exemplo ilustrativo é dado, onde a representação de uma marca de barco pode referir-se à categoria se associada ao setor de atividade ou ao atributo moderno se o foco for tecnológico (Daniel Raposo, 2008: 14).

A marca pode ter seu significado alterado ao longo do tempo devido a vários fatores, uma vez que seus públicos considerarão o desempenho da empresa e de seus produtos, apesar da intenção do emissor. Alina Wheeler (2009: 2) destaca, em uma perspectiva comercial e relacionada ao branding, que uma marca forte se destaca em um mercado lotado, impactando seu sucesso independentemente de ser uma start-up, uma organização sem fins lucrativos ou um produto.

Wheeler (2009: 2), alinhando-se com as ideias de Daniel Raposo, identifica três principais funções da marca: Navegação, onde a marca ajuda o consumidor na escolha entre opções, individualizando-se por distinção; Reafirmação, onde as marcas comunicam a qualidade intrínseca do produto ou serviço, reforçando aos clientes a importância de sua escolha; e Compromisso, onde as marcas utilizam imagens, linguagem e associações para incentivar a identificação dos clientes com a marca.

Até página 20

118 comentários em “Página 16”