Tecnologia para a
humanidade
O que é o Marketing
O Marketing é, por definição, a aplicação de tecnologias que mimetizam o
comportamento humano para criar, comunicar, entregar e aumentar o valor ao
longo da jornada do cliente.
Marketing 4.0: a passagem para o digital
Quando escrevemos o livro seguinte da série, Marketing 4.0 – Do tradicional ao
digital, em 2016, fizemos a transição, estabelecendo a diferença entre
“marketing no mundo digital” e “marketing digital”. O marketing no mundo
digital não se baseia apenas em Mídias e canais digitais. Ainda existe um fosso
digital que separa aqueles que têm acesso à internet dos que não têm, por isso o
marketing exige uma abordagem “onicanal”, isto é, tanto on-line quanto offline. Trata-se de um conceito inspirado, em parte, na Indústria 4.0 – estratégia
de alto desempenho do governo alemão –, na qual sistemas físico-digitais são
É hora do Marketing 5.0
O Marketing 5.0 se materializa tendo como pano de fundo três grandes
desafios: o abismo entre gerações, a polarização da prosperidade e o fosso
digital. É a primeira vez na história que cinco gerações vivendo juntas no
planeta têm atitudes, preferências e comportamentos contrastantes.
A tecnologia do futuro é aplicada para ajudar os profissionais de marketing a
criar, comunicar, entregar e aumentar o valor ao longo da jornada do cliente. O
objetivo é criar uma nova experiência do cliente (CX, do inglês customer
experience) isenta de atrito e convincente (ver Figura 1.1). Para isso, as
empresas precisam alavancar uma simbiose equilibrada entre a inteligência
humana e a do computador.
De tempos em tempos surge um “novo” movimento no marketing, porém
desta vez não foram apenas as regras que mudaram, mas toda a sociedade.