páginas 50 á 55

3.TECNOLOGIA

O avanço tecnológico impulsionou uma variedade crescente de aplicações digitais, reformulando processos organizacionais. O planeamento de projetos digitais exige decisões estratégicas, e os designers são fundamentais para resolver problemas de comunicação e escolher a tecnologia mais adequada, considerando a qualidade e o alcance desejados.
Os pontos principais sobre a evolução tecnológica, o papel do designer na escolha das tecnologias e as características de algumas delas.

1. Evolução Tecnológica: Desde o advento dos computadores, houve um crescimento exponencial das aplicações digitais, alterando processos organizacionais e se tornando centrais em diversos setores da sociedade.
  2. Planeamento de Projetos Digitais: O designer desempenha um papel crucial na escolha das tecnologias para garantir a eficácia da comunicação, prevendo problemas e selecionando aquelas que melhor se adaptam às necessidades do projeto.
  3. Rich Internet Applications (RIAs): Estas oferecem interfaces mais ricas e interativas, semelhantes a aplicações de ambiente desktop. Características incluem ausência de recarregamento da página, drag & drop, tempo de resposta curto e animações multimídia.
  4. Plataformas RIA: Exemplos incluem Angular JS, Apache Flex e Microsoft Silverlight, entre outras, oferecendo funcionalidades como validação em tempo real e preenchimento automático.
  5. Apache Flex, ActionScript e MXML: O Apache Flex, baseado no Adobe Flash Player, permite a criação dinâmica de aplicações web. O ActionScript é uma linguagem orientada a objetos para interações ricas na plataforma Flash, enquanto o MXML é uma linguagem baseada em XML para estruturar componentes e dados nas interfaces Flex.
  6. HTML, CSS e Javascript: Essas tecnologias são fundamentais na construção de páginas web. O HTML fornece a estrutura, o CSS cuida do layout e o Javascript permite interações dinâmicas e conteúdo animado.
  7. Aplicações Híbridas e HTML5: As aplicações híbridas, escritas com HTML5, CSS e Javascript, são executadas nos dispositivos usando o motor do browser localmente. O HTML5, em conjunto com frameworks como PhoneGap ou Apache Cordova, permite criar apps multiplataforma.
  8. Decisões de Tecnologia nos Projetos: O designer enfrenta o desafio de encontrar um equilíbrio entre as tecnologias disponíveis e as necessidades específicas de cada projeto, garantindo as melhores decisões para atingir os objetivos.