Página 46 a 60 #Resumo 4
Passos para criação de uma interface:
1. Briefing e Documentação:
- Reunir informações e necessidades do projeto.
- Documentar requisitos de maneira clara.
2. Definir Objetivos:
- Estabelecer metas claras para o projeto, considerando a complexidade.
3. Análise de Concorrentes:
- Identificar produtos e empresas similares.
- Analisar pontos fortes, fracos e possíveis diferenciações.
4. Coleta e Análise de Referências:
- Criar moodboard com inspirações visuais.
- Utilizar plataformas como Figma, Pinterest, Dribbble e Behance.
5. Esboço Inicial no Papel:
- Realizar esboços preliminares no papel para estimular criatividade.
- Gerar ideias iniciais antes de passar para o computador.
6. Arquitetura da Informação e Flow:
- Definir a estrutura de seções e páginas.
- Criar fluxo de uso para avaliar usabilidade.
7. Criação do Wireframe:
- Utilizar Figma para criar versões de baixa fidelidade.
- Focar em estrutura e hierarquia, iterando rapidamente.
8. Teste de Usabilidade (Opcional):
- Conduzir teste enxuto para identificar problemas.
- Resolver problemas de usabilidade antes de abordar aspectos visuais.
9. Tipografia:
- Escolher até 2 fontes considerando estilo da marca, disponibilidade e legibilidade.
- Experimentar tamanhos, variações e pesos.
10. Paleta de Cores:
- Utilizar paleta existente ou criar uma do zero, considerando o contexto do produto ou serviço.
11. Detalhes Finais:
- Adicionar adornos, sombras, luzes e outros efeitos.
- Ajustar elementos para garantir precisão.
12. Revisão:
- Deixar a interface descansar por pelo menos 1 dia.
- Realizar revisão minuciosa em busca de erros e inconsistências.
13. Protótipo Interativo:
- Criar protótipo navegável no InVision ou Zeplin para inspeção do desenvolvedor.
Técnicas para Desenvolver Criatividade:
1. Observação:
- Criar conta em plataformas como Dribbble e Pinterest.
- Seguir páginas de UI Design no Instagram para coletar referências.
2. Coleta e Análise:
- Carregar um caderninho ou usar o Evernote para anotar ideias.
- Criar um banco de ideias para inspiração futura.
3. Combinatividade:
- Combinação de elementos de ideias diferentes para criar algo novo.
- Observar e combinar elementos estéticos, usabilidade e textos criativos em interfaces.
4. Análise Ativa de Interfaces em 3 Etapas:
- Aplicar técnica de aprendizado ativo para retenção de conhecimento.
- Analisar interfaces de maneira ativa para lembrar de 90% do conteúdo.
Esses passos e técnicas formam uma abordagem geral para o design de interfaces, proporcionando uma estrutura flexível e métodos para estimular a criatividade e o desenvolvimento de soluções eficazes.