Resumo do Livro: Como Aprender Design De Interfaces

Página 46 a 60 #Resumo 4

Passos para criação de uma interface:

1. Briefing e Documentação:

  • Reunir informações e necessidades do projeto.
  • Documentar requisitos de maneira clara.

2. Definir Objetivos:

  • Estabelecer metas claras para o projeto, considerando a complexidade.

3. Análise de Concorrentes:

  • Identificar produtos e empresas similares.
  • Analisar pontos fortes, fracos e possíveis diferenciações.

4. Coleta e Análise de Referências:

  • Criar moodboard com inspirações visuais.
  • Utilizar plataformas como Figma, Pinterest, Dribbble e Behance.

5. Esboço Inicial no Papel:

  • Realizar esboços preliminares no papel para estimular criatividade.
  • Gerar ideias iniciais antes de passar para o computador.

6. Arquitetura da Informação e Flow:

  • Definir a estrutura de seções e páginas.
  • Criar fluxo de uso para avaliar usabilidade.

7. Criação do Wireframe:

  • Utilizar Figma para criar versões de baixa fidelidade.
  • Focar em estrutura e hierarquia, iterando rapidamente.

8. Teste de Usabilidade (Opcional):

  • Conduzir teste enxuto para identificar problemas.
  • Resolver problemas de usabilidade antes de abordar aspectos visuais.

9. Tipografia:

  • Escolher até 2 fontes considerando estilo da marca, disponibilidade e legibilidade.
  • Experimentar tamanhos, variações e pesos.

10. Paleta de Cores:

  • Utilizar paleta existente ou criar uma do zero, considerando o contexto do produto ou serviço.

11. Detalhes Finais:

  • Adicionar adornos, sombras, luzes e outros efeitos.
  • Ajustar elementos para garantir precisão.

12. Revisão:

  • Deixar a interface descansar por pelo menos 1 dia.
  • Realizar revisão minuciosa em busca de erros e inconsistências.

13. Protótipo Interativo:

  • Criar protótipo navegável no InVision ou Zeplin para inspeção do desenvolvedor.

Técnicas para Desenvolver Criatividade:

1. Observação:

  • Criar conta em plataformas como Dribbble e Pinterest.
  • Seguir páginas de UI Design no Instagram para coletar referências.

2. Coleta e Análise:

  • Carregar um caderninho ou usar o Evernote para anotar ideias.
  • Criar um banco de ideias para inspiração futura.

3. Combinatividade:

  • Combinação de elementos de ideias diferentes para criar algo novo.
  • Observar e combinar elementos estéticos, usabilidade e textos criativos em interfaces.

4. Análise Ativa de Interfaces em 3 Etapas:

  • Aplicar técnica de aprendizado ativo para retenção de conhecimento.
  • Analisar interfaces de maneira ativa para lembrar de 90% do conteúdo.

Esses passos e técnicas formam uma abordagem geral para o design de interfaces, proporcionando uma estrutura flexível e métodos para estimular a criatividade e o desenvolvimento de soluções eficazes.

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