Resumo das paginas 78 à 81 do livro Interação Humana e computador

A importância do design em sistemas de gerenciamento espacial de dados, destacando a influência de forma positiva na  escolha adequada de ícones, representações gráficas e leiautes de dados para a satisfação do usuário. Como  exemplo os vídeo games, especialmente o jogo “pong”, é utilizado para ilustrar como a simplicidade e a manipulação direta contribuem para a experiência positiva do usuário.

Ainda sobre jogos é de ressalta que a competição, gráficos tridimensionais e interfaces gestuais proporcionam diversão estimulante e desafios, oferecendo lições aplicáveis a outros projetos. No entanto, são mencionadas diferenças entre ambientes de diversão e de trabalho, como a preferência por comportamento previsível em ambientes de trabalho.

O uso de sistemas de CAD (Computer Aided Design) no projeto auxiliado por computador, enfatiza a manipulação direta de objetos como um especto satisfatório para os usuários. A capacidade de visualizar e interagir diretamente com elementos, como circuitos integrados em engenharia eletrônica, é destacada como uma melhoria em relação às antigas interações baseadas em comandos via teclado.

Sendo assim o  princípio da Transparência de Rutkowski é mencionado para explicar por que os usuários sentem satisfação ao interagir com sistemas que possibilitam manipulação direta, porque isso permite que eles apliquem o intelecto diretamente na tarefa, tornando a ferramenta em uso quase impercetível.

Sendo discutidos conceitos de manipulação direta com base em estudos de Hutchins  colegas, que destacam o envolvimento direto com objetos como diferente de se comunicar por meio de intermediários. A relevância da psicologia no entendimento da satisfação do usuário em sistemas que permitem manipulação direta, citando estudos que demonstram a eficácia do uso de representações físicas, espaciais ou visuais em comparação com representações numéricas ou textuais. No entanto é de ressalta que a manipulação direta nem sempre é a melhor abordagem, especialmente em tarefas que exigem informações detalhadas e quando o campo visual está muito cheio de objetos. Representações gráficas podem se tornar confusas, e abordagens mais tradicionais, como tabelas, podem ser mais eficientes em certos contextos. Também são apontados desafios, como a necessidade de os usuários aprenderem o significado dos componentes das representações visuais.

127 comentários em “Resumo das paginas 78 à 81 do livro Interação Humana e computador”