Resumo da página 78 até 94

REDES DE COMPUTADORES

As redes de computadores surgiram devido à necessidade da troca de informações entre computadores, possibilitando acessar dados que estão localizados fisicamente distantes. O principal objetivo de uma rede de computadores é permitir a comunicação e a troca de dados entre esses dispositivos.

Redes de computadores é um conjunto de dispositivos eletrônicos interconectados que compartilham recursos e informações. É importante entender que na maioria das vezes, o mais importante na utilização de uma rede de computadores não é o compartilhamento de recursos, mas sim, a troca de informações.

Existem dois tipos de rede de computador que são: Rede ponto-a-ponto e Rede Cliente Servidor.

Rede ponto-a-ponto é usado principalmente para conectar computadores, servidores e impressoras em uma rede. Em uma rede ponto a ponto, cada dispositivo pode atuar como cliente ou servidor, compartilhando recursos diretamente entre si sem depender de um servidor central.

Rede Cliente Servidor neste tipo de rede o papel do servidor é controlar todos os recursos do computador como impressoras, arquivos, softwares e sistemas de armazenamentos. As máquinas clientes e servidores são conectadas entre si por uma rede que possui maior desempenho e um alto nível de segurança.

As redes de computadores podem ser classificada por: PAN – Personal Area Network;  LAN – Local Area Network; MAN – Metropolitan Area Network; 4 WAN – Wide Area Network.

PAN – Personal Area Network: é uma rede de área pessoal que conecta dispositivos eletrônicos em torno de uma única pessoa. Essa rede é usada para a comunicação entre os dispositivos pessoais de uma pessoa como smartphones, tablets, fones de ouvido sem fio e outros dispositivos de mão.

LAN – Local Area Network: é uma rede de computadores que abrange uma área geográfica limitada, como uma residência, escritório ou campus universitário. O principal propósito de uma LAN é permitir a comunicação eficiente e a compartilhamento de recursos entre dispositivos na mesma área local.

MAN – Metropolitan Area Network: é um tipo de rede de computadores que abrange uma área geográfica como por exemplo países, continentes. Ela permite a comunicação a longa distância, interligando redes dentro de uma grande região geográfica.

TOPOLOGIA DAS REDES DE COMPUTADORES

A topologia tem como objetivo descrever como é uma estruturada uma rede de computadores, tanto física como logicamente. As topologias físicas mais utilizadas são: Topologia em barramento; Topologia em Anel e Topologia em Estrela.

PRINCIPAIS COMPONENTES

Uma componente de rede de computador são compostos por vários dispositivos, cada um deles com a sua função. O objetivo é dar funcionalidade e organização bem como prover a comunicação entre os diferentes componentes de uma rede. Os tipos de componentes são: os hubs, switches, o servidor, o cliente, bridge, gateway, e o ponto de acesso Wireless.

O hub é um dispositivo que tem a função é interligar os computadores de uma rede local. O funcionamento do hub é simplesmente repassar o sinal vindo de um computador para todos os computadores ligados a ele.

Switch um concentrador em uma rede que quando ele recebe um sinal de um computador de origem, ele entrega somente para o computador de destino. Isso acontece devido à capacidade em criar um canal de comunicação exclusivo que opera entre a origem e o destino.

Servidor É um computador que disponibiliza recursos para a rede.

Cliente É o computador que utiliza os recursos oferecidos pela rede.

Bridge ponte de ligação entre uma ou mais redes.

Gateway é o equipamento que conecta os hosts à rede.

Ponto de acesso Wireless é um dispositivo de rede que permite a conexão de dispositivos sem fio a uma rede com fio existente.

MODOS DE TRANSMISSÃO

Existe três modalidades de transmissão por meio de linhas que são: simplex; Half-duplex; full duplex.

Simplex é um tipo de comunicação que que só tem único sentido, onde a transmissão de dados ocorre em apenas uma direção. Há um transmissor que envia dados e um receptor que recebe dados como por exemplo televisão e rádio.

Half duplex é um tipo de comunicação em que a transmissão pode ocorrer em ambas as direções, mas não simultaneamente. Isso significa que enquanto um dispositivo está transmitindo e outro está recebendo e vice-versa.

Full duplex é um tipo de comunicação no qual a transmissão pode ocorrer em ambas direções simultaneamente, isso significa que dois dispositivos podem enviar e receber dados ao mesmo tempo.

Os meios de transmissão de dados também podem ser físicos ou não.

Meios físicos

Os meios físicos mais utilizados na transmissão de dados são: cabo de par trançado; cabo coaxial e a fibra óptica.

Cabo de par trançado é um tipo de cabo que consiste em pares de fios de cobre entrançados uns aos outros para reduzir o ruído e minimizar a emissão de interferência eletromagnética para o ambiente.

Cabo coaxial é um tipo de cabo de transmissão que consiste em um condutor central, geralmente de cobre, envolto por uma camada isolante, uma malha condutora e um revestimento externo.

Fibra óptica é um meio de transmissão de dados que utiliza filamentos de vidro ou plástico extremamente finos para transmitir pulsos de luz que representam dados.