resumo pag 54-64

O autor continua falando sobre prototipos de alta e baixa fidelidade dando exemplos , como por exemplo no cenario de elaborar um site para um cliente. A primeira coisa a fazer é aprovar o projeto de como será́ este site e os protótipos começam a se mostrar excelentes ferramentas aqui, explicando que na hora de aprovar é melhor utilizar protótipo de baixa fidelidade, e não um layout (que é um protótipo

de alta fidelidade) e nunca mostre uma solução funcional de cara.

Depois o autor fala sobre as diversas ferramentas que podem ser usadas na construcao destes protótipos. Desde o lápis e papel até ferramentas mais arrojadas como o Axure (que gera wireframes funcionais e navegáveis), resaltando que o mais importante é escolher a ferramenta mais adequada para você e sua equipe.

O autor continua falando sobre wireframes, mas ja foi abordado nos resumos anteriors e dele da exemplos do processo dele que comeca sempre com lapis e papel e vai evoluindo dependo da tarefa e do projecto em si.

Validação de layouts

Essa etapa vai sempre depender das anteriores , onde cada nova etapa valida a anterior, e a etapa anterior for bem feita – a etapa seguinte será́ sempre mais tranquila. O autor  destaca que precisamos estabelecer as metas deste procedimento.desde O quê vamos validar? Quais serão os nossos parâmetros? O quê esperamos em termos de rendimento e performance? E tmb tem que ser definido qual aspecto do layout está sendo validado.

O autor resalta que os metodos seguintes de validação dos layouts é aconcelhavel ser por meio de análise heurística, priorizando a objetividade e evitando influências pessoais e caso as metas envolvam compreensão do usuário, tempo de realização e processamento de informações, procedimentos empíricos, como testes com usuários, são aconselhaveis. E para estes testes o autor fala que é necessário criar fluxos representativos do sistema, realizar testes locais ou remotos e analisar os resultados , ondea amostra de usuários deve ser de qualidade, focado na compreensão do comportamento do usuário durante o teste.

A aoutor depois realca que embora o Jakob Nielsen fale que não é necessário testar com mais do que cinco usuários,  para ele duas ou três pessoas que representem cada persona é mais do

que o suficiente para encontrar a maior parte das questões.

Monitoramento

Depois o autor aborda a etapa de monitoramento, ou seja acompanhar de perto, ver o que está acontecendo, e em caso de um produto interativo, podemos fazer isso de diferentes maneiras. Pense num app. por exemplo, podemos monitorar o uso do sistema se ele, por exemplo, fazer requisições ao servidor sempre que for acionado. Outra maneira, é acompanhar o que é discutido sobre o app. na

loja de aplicativos. Ler os reviews, entender os eventuais problemas reportados ali.

 Podendo assim descobrir muita coisa importante que podeos ter deixado passar no desenvolvimento ou ainda identificar diferentes maneiras que as pessoas usam nossos serviços e sistemas interativos. Coisas para as quais nem imaginamos usar aquilo que fizemos. Entender estes

usos e as particularidades dos usuários, seus problemas e como eles os resolvem é crucial para propormos melhorias no futuro.

E por fim o autor ressalta a importância de ferramentas como Google Analytics e CrazyEgg de form a coletar feedback e tambem fóruns e até sessões de grupo focal.

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