Gerenciamento de Banco de Dados .A abordagem Entidade-Relacionamento para projeto lógico

O Gerenciamento de dados tornou-se uma das actividades mais importantes em muitas organizações. Conforme nos movemos para uma sociedade cada vez mais orientada para a informação, a determinação de organizar os dados para maximizar sua utilidade torna-se um problema muito importante.

TERMINOLOGIA BÁSICA

Nesta seção, vamos explicar vários conceitos básicos em gerenciamento de dados.

Um registro é uma coleção de itens de dados. Por exemplo, um registro de funcionário contém os dados relativamente os dados relevantes de um funcionário específico.

Um banco de dados é uma coleção de registros de tipos diferentes. Os registros em um banco de dados são interligados de forma que itens de dados relevantes em registros diferentes possam ser recuperados em dificuldade.por exemplo, podemos desejar interligar todos os registros de funcionários que trabalham para-o mesmo departamento de modo que seja fácil encontrar quem trabalha para um departamento específico.

PROJETO LÓGICO DE BANCO DE DADOS E PROJETO FÍSICO DE BANCO DE DADOS

o projeto de banco de dados pode ser dividido em duas etapas , projeto lógico e projeto físico

o projeto físico de banco de dados é o processo de selecionar uma estrutura física de dados para uma dada estrutura lógica de dados .

o projeto lógico de banco de dados é o processo de planejar a estrutura lógica de dados para o banco de dados .