Designing for the Web – Capítulo 20: Cor e Marca

Identificação através da Cor

Marcas famosas são reconhecidas por uma cor específica. Imagine a Coca-Cola em outra cor. A cor é crucial para a escolha do consumidor.

Expressão de Personalidade

A cor no branding evoca reações. A marca Orange se destacou com o uso consistente da cor laranja, atraindo seu público-alvo.

Princípios de Marca e Cor

1. Cor Exclusiva: ter uma cor única é vital para a identidade da marca.
  2. Significado com a Cor: alinhe a marca com uma cor que faça sentido, reforçando o significado desejado.
  3. Consistência de Cor: siga padrões de reprodução de cor, como RGB e Hex, apesar das diferenças em dispositivos.
  4. Consistência em Todas as Mídias: dispositivos e mídias exibem cores de maneira variada; projete para um denominador comum.
  5. Cuidado com Codificação de Cores: atribuir cores a seções diferentes de um site pode ser eficaz, mas evite complexidade. Desenvolva uma marca que não dependa apenas de cores para diferenciação.

Escolher cores é uma decisão crucial no design, sendo importante fundamentar essa escolha, especialmente ao trabalhar com clientes ou equipes.