pagina42

Os designers precisam considerar a diferença entre dispositivos ao criar interfaces. O espaço necessário para interação varia: um mouse de computador pode interagir com precisão em objetos do tamanho de um pixel, enquanto um dedo em dispositivos touchscreen requer cerca de cinquenta pixels de altura para a mesma interação. Botões de navegação são comuns, mas também existem botões específicos para incentivar a subscrição, download de informações ou compras. Chamados de “call to action”, esses botões usam linguagem urgente, como “registe-se agora” ou “experimente grátis”, para chamar a atenção e encorajar o usuário.

2.3.4.3 TIPOGRAFIA NO ECRÃ

Com a evolução da tecnologia web, a tipografia digital se tornou mais acessível para designers. Surgiram serviços online como Typekit, Fontdeck e Google Fonts, melhorando questões de pirataria e direitos autorais de fontes. Esses serviços também aprimoraram a renderização de fontes em diferentes navegadores e dispositivos. A escolha da tipografia certa para telas pode ser complexa devido à variedade no mercado. Ellen Lupton examinou uma seleção de fontes populares entre web designers, considerando critérios que auxiliam na decisão de escolher tipos de letra para produtos digitais.

Os critérios importantes para escolher uma tipografia são:

1. Legibilidade: A diferença entre os caracteres afeta a legibilidade. Fontes mais orgânicas e distintas tendem a ser mais legíveis do que fontes altamente modulares ou geométricas.
  2. Leitura: O quão confortável a fonte é para leitura prolongada? Ela convida o usuário a ler ou escrever por longos períodos?
  3. Flexibilidade: A fonte funciona bem em diferentes tamanhos e pesos? É adequada tanto para títulos quanto para texto? Uma fonte flexível pode resolver diversos problemas de design.
  4. Carisma: Quão memorável é a fonte? Seus detalhes são únicos? Ela se destaca em caracteres específicos, como o ‘Q’, ou possui números impressionantes? Ela mantém sua perfeição em tamanhos maiores?
  5. Classe: A fonte transmite uma sensação de luxo ou prestígio? Ela faz você pensar em comer lagosta ou comprar um anel de diamantes?

Além dos critérios mencionados, os designers devem testar e escolher a fonte que melhor se adequa ao seu projeto. No contexto da evolução da tipografia na web e melhoria da renderização entre dispositivos e navegadores, o Google Fonts disponibilizou uma família de fontes gratuita, de acordo com Lupton.

2.3.4.4 ALINHAMENTO E GRELHAS

O alinhamento é fundamental para a comunicação visual, permitindo que os designers organizem a experiência do usuário de maneira sistemática. Segundo Cooper , todos os elementos na tela devem estar alinhados sempre que possível, com exceções tendo uma razão clara para sua diferenciação. Lidwell, Holden e Butler  explicam que o alinhamento cria unidade e coesão, conferindo estabilidade visual ao projeto como um todo. Ele também pode guiar os usuários pelo design, como demonstrado pelo exemplo das linhas e colunas de uma grade ou tabela, que explicitam o relacionamento entre elementos e direcionam o olhar dos usuários de forma específica.

2.3.5 USABILIDADE

2 . 3 . 5 .1  LEGIBILIDADE

Lidwell  destaca a importância de elementos para a clareza visual do texto, como tamanho, tipo de letra e contraste. O tamanho do texto varia entre impresso e em tela, sendo 12px o padrão para telas, podendo ser ainda menor em dispositivos móveis, pois os usuários podem ajustar a distância entre o rosto e a tela para obter o tamanho ideal, como mencionado por Ellen Lupton . Lupton observa que muitos designers estão optando por tamanhos maiores de texto na web, como 14px, 18px ou até 21px para o corpo do texto, especialmente em blogs, visando uma leitura mais fácil e agradável. Ao escolher um tipo de letra adequado, os designers enfrentam os princípios da composição tipográfica, manipulando tamanho, contraste, peso, cor e hierarquia para criar uma experiência de leitura atraente . O contraste eficaz entre texto e fundo é essencial, idealmente superior a 70%, evitando texturas de fundo que comprometam a legibilidade. O espaçamento entre linhas é crucial para personalizar o aspecto dos parágrafos e a estrutura da página, alcançando um equilíbrio entre o espaço em branco e áreas densas de conteúdo em um design web bem-feito .