Introdução ao Design de Interfaces

Ambiente de trabalho do Xerox Star

pag 15

De entre as inúmeras qualidades do Star, destacam-se as seguintes: Desenhado com base em extensos e intensos estudos de usabilidade; o utilizador trabalhava com documentos e não vom aplicações, ou seja, as aplicações não apareciam ao utilizador; Contemplava teclas frequentes como copiar, colar ou desfazer; não existiam teclas modais CTRL,ALT, etc; uma janela era uma forma de ícone em grande.

David Liddle, lider fo projecto Star, afirmaria mais tarde o seguinte: os sistemas posteriores como Macintoch e o Windows. O utilizador nunca deveria operar diretamente nos programas. Não era isso que acontecia porque os designers posteriores limitavam-se a encaixar os conceitos do Star sobre as ideias existentes. De facto trabalhamos com documentos e não com aplicações.

Surge em 1984 o primeiro Apple Macintoch, que entrou na história da IPM como o primeiro computador pessoal com interface gráfica verdadeiramente popular. Em vexmz de apreender um conjunto complexo de comandos, o utilizador apenas necessitava de apontar para a selecção num menu e carregar no botão do rato. Isto significava que todas as aplicações no Macintoch tinham uma interface com o utilizador semelhante. O sucesso da interface do Macintoch conduziu a uma nova era de aplicações e sistemas operativos gráficos e mais fáceis de usar.

O Windows 3.0 goi bastante bem sucedido. Tornou-se o standard dos sistemas operativos no mercado dos computadores pessoais e foi mais tarde sucedido pelo Windows 95.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *