Resumo da página 97 até 111

Banco de Dados

O acesso fácil a tanta informação trouxe muitos aspectos positivos para a sociedade, mas também intensificou alguns problemas como:

Redundância(repetição) de dados;

Inconsistência dos dados;

Dificuldade de acessos aos dados,

Isolamentos dos dados;

Problemas de integridade.

SGBDs

Um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (sgbd) ou simplesmente banco de dados, é um sistema cuja finalidade é registar, manter, atualizar e disponibilizar a informação relevante de uma organização.

Um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (sgbd) é um software que permite gerir bases de dados de uma forma centralizada, uniforme e coerente, guardam os dados segundo um modelo relacional, modelo hierárquico, modelo em redes e o modelo orientado a objetos.

Os sistemas de banco de dados são compostos por quatro componentes que trabalham em conjunto para fornecer funcionalidades eficientes na gestão e manipulação de dados.  Essas componentes são: dados, hardware, software e usuários.

A utilização de um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD) oferece diversas vantagens como: controle de redundância, compartilhamento dos dados, restrições de acesso, fornecimento de múltiplas interfaces, representação de relacionamento complexo entre dados, restrições de integridade, fornecer backup e restauração. Essas vantagens contribuem para a eficiência, segurança e confiabilidade na gestão de dados em ambientes computacionais.

Modelo de Dados

Um modelo de dados é uma descrição formal da estrutura de um banco de dados. No projeto de banco de dados, existe o modelo conceitual e o modelo lógico.

Modelo Conceitual é uma descrição do banco de dados de forma independente de como será a sua implementação no SGBD. Um dos modelos conceituais mais comuns é o Modelo Entidade-Relacionamento (ER), que utiliza entidades para representar objetos do mundo real e relações para descrever como essas entidades estão interconectadas.

Exemplo de um DER

Modelo Lógico é uma representação abstrata da estrutura do banco de dados, que descreve as entidades, atributos e relacionamentos entre as entidades. Ele ajuda a garantir que o banco de dados seja organizado e eficiente.

Projeto de banco de dados

O projeto de um banco de dados é dividido em três fases que são: Modelagem conceitual;

Projeto lógico e Projeto físico.

Modelagem conceitual

Na primeirao modelo conceitual é construído na forma de Diagrama Entidade–Relacionamento. Esse modelo capta as necessidades da organização em termos de armazenamento de dados de forma independente da implementação.

Projeto lógico

Nasegunda fase consiste em transformar o modelo conceitual no modelo lógico, ou seja, o modelo lógico define como o banco de dados será implementado em um sgbd. (ex: MySQL)

Projeto físico

Na terceira fase o modelo de banco de dados será crescido com detalhes que influenciam no desempenho do banco de dados. o projeto físico trata das escolhas práticas e técnicas para efetivamente armazenar e acessar esses dados.

LINGUAGENS DE MANIPULAÇÃO DE DADOS

Linguagem de manipulação de dados são conjuntos de linguagens de computador utilizadas para a recuperação, inclusão, remoção e modificação em banco de dados. O objetivo principal das linguagens de manipulação dos dados é permitir uma interação eficiente e de fácil aplicação entre os usuários e os bancos de dados.

. Existem dois tipos de linguagens: a DML (Data Manipulation Language – Linguagem de Manipulação de Dados) e a DDL (Data Definition Language – Linguagem de Definição de Dados).

DMLs conjunto de comandos que interagem com os dados dentro das tabelas, ou seja, são comandos que servem para a manipulação da informação.

Como exemplo desses comandos da classe DML, temos: SELECT, INSERT, UPDATE e DELETE.

DDLs conjunto de comandos que não mechem com informações dentro da tabela. Esses comandos incluem CREAT, ALTER e DROP.

Para a criação de banco de dados, tabelas e atributos em um sistema de gestão de base de dados, utilizamos a linguagem SQL (Structured Query Language) que é composta de comandos de manipulação, definição e controle de dados.

A sql estabeleceu-se como linguagem padrão de banco de dados relacional. A linguagem sql é uma linguagem de programação utilizada para gerenciar banco de dados relacionais.

SQL  tem uma característica importante que é sua capacidade de construção de visões, que são formas de visualizarmos os dados na forma de listagens independente das tabelas e organização lógica dos dados.