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Resumo
As metas do design de interação
Parte do processo de entender as necessidades do usuário, no que diz respeito a projetar um sistema interativo que as atenda, consiste em ser claro quanto ao objetivo
principal. Tratar-se-ia, então, de projetar um sistema muito eficiente que permitisse
aos usuários se r alta mente produtivos em seu trabalho? Ou de projetar um sistema
desafiador e motivador que fornecesse suporte a um aprendizado eficaz? Ou ainda de
alguma outra coisa? Denominamos essas preocupações principais metas de usabilidade
e metas decorrentes da experiencia do usuário. As duas diferem no que se refere ao modo
como são operacionalizadas, isto e, como podem ser atingidas e par que meios. As
melas de usabilidade estão preocupadas com preencher critérios específicos de usabilidade (p. ex.: eficiência), e as metas decorrentes da experiencia do usuário, com experiencia a qualidade da experiencia desta (p. ex.: ser esteticamente agradável).
As metas de usabilidade incluem eficácia, eficiência, segurança, utilidade, facilidade de aprendizado e facilidade de lembrança.
- Eficácia: Refere-se à capacidade do sistema de realizar o que os usuários esperam dele, permitindo que realizem suas atividades de maneira eficaz.
- Eficiência: Diz respeito a como o sistema auxilia os usuários na realização de tarefas de maneira rápida e com o mínimo de passos ou esforços.
- Segurança: Envolve a proteção dos usuários contra ações indesejadas ou erros graves, garantindo que possam interagir com o sistema sem riscos.
- Utilidade: Relaciona-se com a oferta do conjunto apropriado de funcionalidades para que os usuários possam realizar suas tarefas de maneira desejada.
- Facilidade de Aprendizado: Refere-se à capacidade do sistema de ser facilmente compreendido pelos usuários, permitindo que aprendam a utilizá-lo de forma rápida e eficaz.
- Facilidade de Lembrança: Diz respeito à facilidade com que os usuários conseguem lembrar como utilizar o sistema após períodos de não utilização.
Metas decorrentes da experiencia do usuário
Ao perceberem que as novas tecnologias estão oferecendo maiores oportunidades para fornecer suporte as pesso..ls em seu dia-a-dia, pesquisadores e profissionais foram levados a considerar outras metas. . Além de enfocar principal mente a melhoria da eficiência ia e da produtividade no trabalho, 0 design de interação esta cada vez mais preocupado com a criação de sistema s que sejam: •
Satisfatorios
• agradaveis
•divertidos
• interessantes
•Uteis
• motivadores
• esteticamente
apreciveis
• incentivadores de criatividade
• compensadore
• emocionalmente adequados
Um pouco mais sobre usabilidade: princípios de
usabilidade e design
Uma outra maneira de conceitualizar a usabilidade se da em termos de princípios de design. Trata-se de abstrações generalizáveis, destinadas a orientar os design a pensar sobre aspetos diferentes de seus designs. Um exemplo bem conhecido é o feedback: os sistemas devem ser projetados para fornecer feedback adequado aos usuários, assegurando que eles saibam os próximos passos durante a realização das tarefas.