Design de Interfaces

Término do livro Design de Interface

Hoje, dia 26/11/2023 dou a conclusão deste livro, pois termina até a pagina. Resumo da página 23 e 24

Página 24 Resumo:

O design de interface enfrenta desafios significativos devido às limitações físicas dos dispositivos utilizados na maioria dos sistemas. A natureza estática e pouco móvel desses dispositivos, como computadores de secretária e laptops, restringe a interação do usuário a locais fixos. No entanto, o paradigma está evoluindo com o surgimento dos dispositivos de Interação Móvel, como smartphones, que permitem interações verdadeiramente móveis em qualquer lugar.

Esses dispositivos móveis apresentam diferenças físicas marcantes, principalmente em termos de tamanho. Enquanto os computadores tradicionais são grandes, os dispositivos móveis, como smartphones, são projetados para transporte fácil e têm dimensões menores. Essa diversidade de tamanhos introduz novas restrições e possibilidades de interação.

As diferenças físicas são evidentes não apenas no tamanho, mas também na modalidade de interação. Dispositivos móveis, predominantemente equipados com telas sensíveis ao toque, substituíram teclados físicos. Isso exige uma abordagem diferente para a entrada de coordenadas e texto, adaptando-se ao uso predominante da tela sensível ao toque.

No entanto, o design de interface para dispositivos móveis requer considerações especiais devido às suas características físicas distintas, como tamanho variado e predominância de telas sensíveis ao toque, desafiando os designers a repensar a experiência de interação para atender às demandas desses dispositivos inovadores.

Página 24 resumo:

No contexto da interação com dispositivos móveis, a predominância da ação de toque em detrimento de botões é justificada pela maneira como os usuários seguram e interagem com os dispositivos. A utilização de dedos na tela sensível ao toque impõe limitações de precisão em comparação com dispositivos tradicionais, como um mouse. A necessidade de alvos maiores em telas menores favorece a presença de botões.

Além disso, a forma como os usuários seguram os dispositivos móveis, integralmente parte da experiência, destaca uma diferença significativa em relação aos computadores tradicionais. A ergonomia do objeto físico, como a caixa de um computador, é irrelevante para a interação, enquanto nos dispositivos móveis, projetados para serem segurados durante o uso, as características físicas interferem diretamente na experiência. O tamanho do dispositivo pode afetar a acessibilidade com uma mão, levando a estratégias alternativas, como a funcionalidade “reachability” em dispositivos iOS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *