Resumo do Livro guia bussiness week para apresentações em Multimédia.

pagina 70-80

A seção “A caixa de ferramentas de multimídia: uma visão geral” aborda diferentes formatos de vídeo e ferramentas utilizadas na produção multimídia. Destacam-se os seguintes pontos:

1. S-VHS: Este formato oferece resolução mais alta e fidelidade de cor superior em comparação com o VHS. Embora algumas empresas o usem para preservar a fidelidade de cor em fitas durante a digitalização, a adequação do formato para produção multimídia de alta qualidade é debatida devido a seu preço e versatilidade.
  2. Hi8: Conhecido por seu tamanho compacto, preços acessíveis e alta qualidade, o Hi8 é popular para aplicações multimídia. Algumas empresas o utilizam para capturar sequências de fita que podem ser desafiadoras com câmeras profissionais mais caras.
  3. Betacam SP: Este formato da Sony é preferido em ambientes profissionais de produção corporativa e televisiva devido à sua qualidade de imagem nítida e cores fiéis. No entanto, seu desempenho profissional vem com um preço significativo, aproximadamente US$20,000 ou mais para um sistema completo nos EUA.
  4. Ilhas de Edição: Disponíveis em diversos formatos, as ilhas de edição variam de unidades básicas a modelos completos. Embora a edição digital seja predominante após a captura digital da fita, as ilhas de edição ainda desempenham um papel importante no corte de grandes quantidades de material bruto antes da fase intensiva de captura e compressão de vídeo. Usuários treinados são essenciais para obter o melhor desempenho dessas ferramentas.

No terceiro capítulo do Guia Business Werk para Apresentações em Multimídia, são abordados temas relacionados ao sistema de execução e reprodução de multimídia. Destaca-se que o sistema de execução pode ser dispensável, a menos que haja a necessidade de compressão. A reprodução está vinculada à qualidade de hardware, mas apresenta limitações, especialmente em termos de velocidade e tamanho da imagem do vídeo.

Existem soluções de compressão disponíveis para hardware, tanto para reprodução quanto para gravação, mas os custos associados ao desenvolvimento e implementação com placas de vídeo podem ser proibitivos, especialmente para múltiplos sistemas de realização.

O capítulo também destaca a disponibilidade de placas de boa qualidade para Mac e PC, sendo as melhores placas de captura de vídeo encontradas na plataforma Macintosh.

Além disso, antes de integrar o vídeo digital em apresentações multimídia, é necessário capturar as imagens em formato analógico, geralmente usando videoteipe. Mesmo para aqueles sem experiência em produção de vídeos, é possível utilizar câmeras portáteis e VCRs comuns, mas é crucial observar a qualidade, que varia entre formatos e produtos. A qualidade das sequências de vídeo digitalizadas está diretamente relacionada à qualidade das imagens originalmente gravadas.

O capítulo menciona a popularidade e acessibilidade do formato VHS, mas alerta que a maioria dos equipamentos VHS não captura cores com a precisão e resolução necessárias para garantir uma imagem digital de alta qualidade. Conclui-se ressaltando a importância de estar familiarizado com técnicas básicas de produção de vídeo para garantir resultados satisfatórios.

No Capítulo 3 do Guia Business Week para Apresentações em Multimídia, são abordadas diversas ferramentas essenciais para a criação de apresentações multimídia. Destaco as informações sobre scanners, câmeras digitais e software de criação e edição de mídia.

Scanners:

• Scanners são essenciais para converter imagens analógicas em formato digital para uso em apresentações multimídia.
  • Baseados na tecnologia de fotocopiadoras, traduzem tons e cores em valores elétricos armazenados como bits.
  • A escolha entre scanners coloridos e em tons de cinza depende das necessidades, sendo recomendado um scanner colorido, a menos que a apresentação seja exclusivamente em preto e branco.
  • A resolução, medida em DPI (pontos por polegada), é uma especificação crucial. Scanners de 300 a 1.200 DPI estão disponíveis, sendo 300 DPI geralmente suficientes para apresentações em tela de computador.
  • Existem três formatos de scanners: plano, slide e portátil, cada um com suas características e aplicabilidades.

Câmeras Digitais:

• Câmeras digitais são outra forma de incorporar imagens estáticas em apresentações multimídia.
  • Funcionam como scanners digitais embutidos, alimentando sinais digitais diretamente para computadores ou armazenando imagens em discos ou placas de memória.
  • Preços de câmeras digitais variam, começando em US$600 para modelos básicos em preto e branco, chegando a US$10,000 para modelos profissionais.

Software de Criação e Edição de Mídia:

• Centenas de programas disponíveis para criar, editar e gerenciar mídia, atendendo a amadores e profissionais.
  • Alguns programas integram funções de gráficos, som e edição de vídeo.
  • Mesmo com a disponibilidade de clipes de mídia, personalizar elementos de mídia é comum em apresentações multimídia.
  • Utilitários de pintura e desenho são incluídos em muitos softwares de autoria, mas programas dedicados oferecem maior funcionalidade.
  • Pacotes de modelagem e produção de imagens em 3-D são poderosos, transmitindo realismo às apresentações. Alguns são projetados para desenhos arquitetônicos, enquanto outros são ideais para formatos livres e realidade virtual.
  • Ferramentas de animação e edição de vídeo digital são vitais para a criação de apresentações dinâmicas. O formato dos arquivos digitais é independente do programa de autoria utilizado, facilitando a reprodução em diferentes sistemas.

O capítulo destaca a importância dessas ferramentas na criação de apresentações multimídia e fornece orientações sobre como escolher e utilizar cada uma delas.