Resumo das paginas 59 à 63 do livro Interação Humana e computador

Este resumo abordamos sobre a formação dos usuários na contemporaneidade, destacando a importância do fluxo de trabalho em relação à tecnologia. Projetos de sistemas interativos requerem observações detalhadas do desempenho dos usuários, validação por meio de protótipos, testes de usabilidade e aceitação. A Engenharia da Usabilidade é uma disciplina global com práticas consolidadas, incentivando os gerentes de projetos a adaptarem as práticas conforme suas necessidades. O apoio organizacional à usabilidade é crucial, pois as empresas tendem a priorizar os processos de engenharia de software.

Os três fundamentos do desenvolvimento de sistemas interativos são: um documento de diretrizes para o processo, ferramentas de software para design de interface, e revisão por especialistas e testes de usabilidade. Destaca-se a importância do apoio organizacional à usabilidade de produtos, ressaltando-a como critério crucial em comparações entre produtos similares. Mesmo em empresas menores, é aconselhável contar com um grupo especializado em técnicas de projeto e teste de interface e usabilidade.

Sobre a natureza criativa e imprevisível do design de sistemas interativos, enfatizando a combinação de conhecimento técnico com um “senso estético místico”. Conclui que a alta administração deve reconhecer os benefícios dos investimentos em usabilidade. Além disso, aborda os três pilares de um projeto: diretrizes e processos, design de interface e revisão por especialistas e testes de usabilidade.

O primeiro pilar destaca a importância de criar um documento de diretrizes contendo orientações para os projetistas, mencionando exemplos de sucesso como a Apple. As guidelines devem abranger elementos como palavras, ícones, layouts de telas, dispositivos de entrada/saída, sequências de ação e treinamento, adaptando-se às necessidades e experiências acumuladas. Enfatizando  a importância de tornar o processo de criação das guidelines visível e apoiado dentro da organização, com refinamento contínuo para se adequar às mudanças ao longo do tempo.

Assim as dificuldades no projeto de sistemas interativos devido à falta de compreensão dos clientes e usuários sobre o resultado final. Recomenda o uso de ferramentas de prototipagem, como o aplicativo Pencil, para envolver os clientes desde os estágios iniciais, facilitando o “aceite” antes da programação. Destaca a importância de equilibrar o esforço na construção de protótipos de acordo com o orçamento do projeto, ressaltando que o uso eficiente de ferramentas de prototipagem aumenta a produtividade.

Um comentário em “Resumo das paginas 59 à 63 do livro Interação Humana e computador”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *