Introdução ao Design de Interfaces

A USABILIDADE POUPA MILHÕES DE EUROS

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A maioria das situações descritas anteriormente raramente acontece e em situações especiais. Mesmo que não estejam vidas humanas em jogo os profissionais da área tem de desenhar correctamente e deve sempre ser a sua prioridade.

Engenharia da usabilidade, hoje em dia oferece importantes benefícios em termos de custos , qualidade e satisfação do consumidor. A usabilidade pode sempre melhorar a produtividade. Nos sistemas interativos atuais, os autores referem como problema “creeping featuritis” simplificado seria “funcionalidade aguda” consiste no facto de fabricantes de software anunciarem os seus produtos através de lista de funcionalidades ou características. Que realmente não haveria, com certeza a necessidade de publicar bastantes e volumosos livros de instruções e dicas para o utilizar.

O objectivo ao estudar princípios de design de interfaces é também para evitar a funcionalidade aguda e focando realmente nas necessidades dos utilizadores.

A usabilidade faz poupar dinheiro aos produtores de software, porque precocemente são detectados os erros defeitos de design.

A usabilidade pode trazer benefícios a longo prazo também, através de custos de formação mais baixos que advirão de o sistema ser fácil de usar, suporte ao cliente mais baixo, o que traduzirá também numa maior satisfação do cliente.

A EVOLUÇÃO DAS INTERFACES

Para comprender as interfaces atuais, é útil estuadar a sua evolução ao longo das últimas décadas. Podemos considerar que houve cinco geração de interfaces pessoa – máquina, que dividimos por décadas . As primeiras interfaces, tal como os primeiros computadores, surgiram na década de 1950. Conheidas as memórias desse nascimento da computação como uma indústria onde os únicos eram os programadores técnicos daquele hardware primordial. Era baseada em código e cartões perfurados que eram inseridos na máquina que era uma interface ao nível do hardware.

Nas décadas de 1960 e 1970 a interface ao nível de programação. COBOL e FORTRAN eram duas linguagens de programação mais populares, e aprender a programar era um requisito para aprender a utilizar o computador.

Apenas na década de 1980 é que se massificaram as Interfaces ao nível do diálogo da interacção que já existiam na década dos anos 1960. E na década de 1990 o chamado CSCW(computer-supported cooperative work).

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