Introdução ao Design de Interfaces

pag 26 à 30

2.1.4.2 A LEI DE HICK

A Lei de Hick é um princípio que descreve como a quantidade de tempo que uma pessoa leva para tomar uma decisão está relacionada ao número de opções disponíveis para escolher. Em termos simples, quanto mais opções tivermos, mais tempo levará para decidir.

Essa lei é frequentemente usada na psicologia e no design de produtos para entender como as pessoas tomam decisões e como fornecer a quantidade certa de opções para facilitar a escolha.

2.2 A MEMÓRIA

A memória é o processo pelo qual adquirimos, armazenamos e recuperamos informações. É uma função cognitiva essencial para nossa vida cotidiana, permitindo-nos lembrar de experiências passadas, aprender novos conhecimentos e utilizar essas informações para tomar decisões.

Em resumo, a memória é fundamental para nossa vida cotidiana e pode ser dividida em diferentes tipos, como memória sensorial, memória de curta duração e memória de longa duração. Cada tipo desempenha um papel importante no processamento e retenção de informações ao longo do tempo.

2.2.1 A MEMÓRIA SENSORIAL

A memória sensorial refere-se à capacidade do nosso sistema perceptivo de reter por breves momentos as informações sensoriais que recebemos do ambiente. É uma memória de curta duração que nos permite ter uma percepção contínua e fluida do mundo ao nosso redor. Existem dois tipos principais de memória sensorial: a icônica, relacionada à visão, e a ecoica, relacionada à audição.

2.2.2 A MEMÓRIA DE CURTA DURAÇÃO

A memória de curta duração, também conhecida como memória de trabalho, é responsável pela retenção temporária de informações. É uma memória que pode armazenar um número limitado de itens por uma curta duração de tempo, geralmente até 20-30 segundos. Essa memória é utilizada para tarefas como memorizar um número de telefone temporariamente ou reter informações enquanto realizamos uma ação.

2.2.3 A MEMÓRIA DE LONGA DURAÇÃO

A memória de longa duração é a capacidade de reter informações por um longo período de tempo, de horas a anos. É a forma mais duradoura de memória e tem uma capacidade quase ilimitada de armazenamento. A memória de longa duração é subdividida em diferentes tipos, como a memória declarativa (memória consciente de fatos e eventos) e a memória procedural (habilidades e procedimentos aprendidos).