Introdução ao design de Interfaces

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3. ELES, OS COMPUTADORES

No capitulo anterior ficamos a conhecer um dos lados da equacao da interaçao Pessoa – Máquina: neste capitulo iremos estudar o lado da equacão, os computdores. Tal como os humanos hoje em dia podemos ver computadores de varias formas(distintas). E tal como, os humanos eles multiplicam-se de dia para dia.

Os computadores são essencialmente únicos em alguns aspetos. Em primeiro lugar estudaremos diferentes dispositivos de interação, alguns já antigos, outros atuais e ainda outros mais futurísticos. De seguida, estudaremos alguns dos principais estilos de interação que são empregues pelas interfaces.

3.1 DISPOSITIVOS DE INTERAÇÃO

Dispositivos de interação são coisas legais que nos ajudam a nos conectar e interagir com o mundo digital. Você sabe aqueles aparelhos que a gente toca, digita ou até fala com eles para fazer alguma coisa? Pois é, esses são os dispositivos de interação!

Vou te contar alguns exemplos deles. Sabe aquele telefone celular super popular? É um dispositivo de interação. A gente pode usar o touchscreen para tocar nos aplicativos e nas mensagens, ou até falar com o telefone usando a voz para pesquisar coisas na internet.

Além disso, tem também o teclado do computador. É um dispositivo de interação que a gente usa para digitar textos, mandar e-mails ou conversar com amigos em redes sociais. Pense nisso: se não fosse por esse teclado, como é que a gente ia escrever essas coisas todas?

Outro exemplo legal é o mouse. Ele ajuda a gente a mover o cursor na tela do computador, clicar em botões e abrir programas. Sem o mouse, ia ser difícil navegar pela internet ou jogar aquele jogo preferido.

E tem ainda os assistentes virtuais, como a Siri, o Google Assistant ou a Alexa. Eles são dispositivos de interação por voz, que a gente pode falar com eles e eles nos ajudam a fazer pesquisas na internet, tocar músicas ou até controlar a casa.

Enfim, dispositivos de interação nos permitem conectar com o mundo digital de maneiras diferentes e divertidas. Então, da próxima vez que você usar seu celular, teclado, mouse ou conversar com a Siri, lembre-se que todos eles são dispositivos de interação que nos ajudam a aproveitar o mundo digital!

3.1.1 DISPOSITIVOS DE INTRODUÇÃO DE TEXTO

O uso de dispositivos de introdução de texto é essencial na nossa sociedade atual. Dentre os diversos tipos de teclados disponíveis, podemos destacar o teclado QWERTY, o teclado analfabetico, o teclado Dvorak, o teclado de acordes, o reconhecimento caligráfico e o reconhecimento de fala.

O teclado QWERTY é o mais comum e utilizado atualmente. Ele foi projetado para evitar o travamento das máquinas de escrever, colocando as letras mais usadas no início do teclado. Porém, essa disposição não é a mais eficiente, pois exige movimentos desnecessários dos dedos e pode levar a problemas de saúde relacionados à digitação repetitiva.

Já o teclado analfabetico é um tipo de teclado que possui apenas símbolos universais, dispensando o uso de letras. É utilizado por pessoas analfabetas ou que possuem dificuldades na leitura e escrita. Esse tipo de teclado facilita a comunicação e a interação com dispositivos eletrônicos.

O teclado Dvorak é uma alternativa mais eficiente ao teclado QWERTY. Ele foi projetado para aumentar a velocidade e a eficiência da digitação, colocando as letras mais usadas no centro do teclado e distribuindo as outras de forma mais equilibrada. Apesar de ter sido criado na década de 1930, ainda é pouco utilizado.

O teclado de acordes é um tipo de dispositivos que utiliza combinações de teclas para gerar palavras ou comandos. É utilizado principalmente por pessoas com deficiências motoras que têm dificuldades em digitar com precisão os caracteres individuais. Essas combinações de teclas são chamadas de acordes e são mais fáceis de serem pressionadas do que as teclas individuais.

O reconhecimento caligráfico é uma tecnologia que permite ao usuário escrever em um dispositivo com uma caneta stylus e o texto é convertido em texto digital. Essa tecnologia é normalmente encontrada em tablets e smartphones e é bastante útil para quem prefere escrever à mão ou tem dificuldades em utilizar teclados tradicionais.

Por fim, o reconhecimento de fala é outra forma de introduzir texto em dispositivos. Por meio de comandos de voz, o usuário pode ditar o texto que deseja inserir, e o dispositivo converterá o discurso em texto escrito. Essa tecnologia é encontrada em assistentes virtuais e é bastante útil para pessoas com dificuldades motoras ou que precisam digitar grandes quantidades de texto rapidamente.

Em resumo, os dispositivos de introdução de texto possuem diferentes formas e tecnologias para atender às necessidades e preferências dos usuários. O teclado QWERTY é o mais comum, mas existem alternativas mais eficientes, como o teclado Dvorak e o teclado de acordes. Além disso, o reconhecimento caligráfico e o reconhecimento de fala oferecem opções para aqueles que preferem escrever ou falar em vez de digitar.

3.1.2 DISPOSITIVOS DE INTRODUÇÃO DE COORDENADAS

Os dispositivos de introdução de coordenadas são utilizados para fornecer informações de posição ao computador. Alguns exemplos desses dispositivos incluem:

  • Rato: O rato é um dispositivo de entrada comum em computadores. Consiste em um dispositivo apontador que pode ser movido sobre uma superfície plana para controlar o cursor na tela.
  • Trackball: Semelhante a um rato, mas em vez de movimentar o dispositivo na superfície, a bola é girada com o dedo para controlar o cursor na tela.
  • Joysticks: Os joysticks são usados principalmente para jogos, mas também podem ser usados em aplicações que exigem controle preciso, como simulações de voo ou controle de robôs.
  • Trablet PC: É um dispositivo híbrido que combina um tablet com uma mesa digitalizadora. Permite aos usuários escrever ou desenhar diretamente na tela sensível ao toque com uma caneta especial.
  • Mesas digitadoras: Mesas digitadoras são dispositivos com uma superfície plana e sensível à pressão que permite aos usuários desenhar ou escrever com uma caneta especial. São amplamente utilizadas em design gráfico e edição de fotos.
  • Ecrãs sensíveis ao toque: Os dispositivos com ecrãs sensíveis ao toque permitem aos usuários interagir diretamente com a tela, tocando-a com os dedos. Esses dispositivos são usados em smartphones, tablets e muitos outros dispositivos portáteis.
  • Superfícies multitoque: Essas superfícies podem detetar a entrada de múltiplos pontos de contato simultaneamente, permitindo gestos e comandos mais complexos, como zoom e rotação com os dedos. São encontradas em dispositivos como smartphones e tablets modernos.

3.1.3 DISPOSITIVOS DE SAÍDA

Os dispositivos de saída são componentes eletrônicos ou periféricos de um computador que permitem a exibição ou transmissão de informações para o usuário. Esses dispositivos são responsáveis por fornecer os resultados de processamentos, dados ou informações processadas pelo computador.

Os principais dispositivos de saída incluem:

  • Monitor: é o dispositivo mais comum de saída e permite a exibição visual das informações processadas pelo computador. Atualmente, a maioria dos monitores são digitais e utilizam tecnologias como LCD ou LED.
  • Impressora: é um dispositivo que permite a criação de cópias físicas de informações ou documentos processados pelo computador. Existem diferentes tipos de impressoras, como jato de tinta, laser e matricial.
  • Alto-falantes: são dispositivos que permitem a reprodução de áudio. Eles são usados principalmente para ouvir músicas, sons de sistema, vídeos e chamadas de voz.
  • Fones de ouvido: semelhantes aos alto-falantes, os fones de ouvido permitem a reprodução de áudio, mas de forma privada. Eles são colocados diretamente nos ouvidos do usuário.
  • Projetor: permite a projeção de imagens ou vídeos em uma superfície plana, como uma tela ou parede. É usado principalmente para apresentações ou exibições de vídeos em larga escala.
  • Caixa de som: é um dispositivo separado que pode ser conectado ao computador para amplificar o áudio e melhorar a qualidade sonora.
  • Plotter: é um dispositivo de saída especializado usado para criação de desenhos técnicos, gráficos e mapas de alta qualidade. Ele é frequentemente usado em áreas como design gráfico, arquitetura e engenharia.

Existem muitos outros dispositivos de saída disponíveis, mas esses são os mais comuns no uso cotidiano de um computador. É importante escolher os dispositivos adequados para cada necessidade e garantir uma experiência satisfatória ao usuário.

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