Resumo das paginas 64 à 69 do livro Interação Humana e computador

As páginas do livro da 64 e 69 falam sobre a crucial importância da revisão de especialistas e dos testes de usabilidade no desenvolvimento de sistemas interativos. Semelhante a práticas em outras áreas, como teatro e aeronáutica, onde ensaios e testes precedem estreias e produções em larga escala, projetistas de sistemas interativos devem conduzir variados testes, envolvendo usuários representativos e especialistas nas tarefas do sistema.

Diversas metodologias de revisão são discutidas, incluindo Avaliação Heurística, Revisão das guidelines, Inspeção de consistência, Passo a passo cognitivo (Cognitive Walkthrough) e Inspeção formal de usabilidade. Apesar da resistência inicial, gerentes reconhecem os benefícios dos testes de usabilidade, incluindo-os nos cronogramas de projetos. Grandes empresas, como a IBM, mantêm laboratórios de usabilidade.

Os testes de usabilidade normalmente compreendem uma lista de tarefas, questionários para medir a satisfação do usuário e filmagens para capturar reações durante a execução das tarefas. Dados quantitativos, como tempo de aprendizado, tempo de execução de tarefas, taxas de erro e satisfação do usuário, complementam os dados qualitativos obtidos em entrevistas.

 Também falamos das metodologias de desenvolvimento de sistemas interativos, ressaltando a importância de considerar a usabilidade desde os estágios iniciais do projeto para reduzir custos e aumentar eficiência. Algumas metodologias, como a UML, são úteis para gerenciar projetos, mas nem sempre oferecem diretrizes para interfaces de qualidade.

A metodologia Logical User-Center Design, proposta por Kreitzberg (1996), divide o desenvolvimento em seis estágios, desde o desenvolvimento do conceito do produto até o suporte à implantação. Além disso, são discutidas três técnicas amplamente utilizadas no desenvolvimento de sistemas interativos: Observação etnográfica, Projeto participativo e Desenvolvimento baseado em cenários.

A observação etnográfica envolve a imersão dos projetistas nas atividades dos usuários, buscando compreender seu comportamento individual e contexto organizacional. Já o projeto participativo envolve o envolvimento ativo dos usuários em diversas fases do projeto, enquanto o desenvolvimento baseado em cenários foca na descrição de situações cotidianas para elícita requisitos. Em resumo destaca a importância da usabilidade no desenvolvimento de sistemas interativos, apresentando métodos e metodologias para garantir interfaces de qualidade.

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