Resumo livro pág. 102 – 133

Agora vou dar inicio á leitura do capítulo 5 que o livro nos fala de inserir imagens. As imagens são necessárias para melhorar a nossa página esteticamente, ou seja, torná-lo mais apelativo, por exemplo incluir um logotipo, uma fotografia, ilustração, diagrama, ou um gráfico. Portanto, para adicionar uma imagem a uma página web precisamos usar um < img> elemento e deve levar dois atributos: src, alt e título. Src informa informa ao navegador onde ele pode encontrar o arquivo de imagem. O alt fornece uma descrição de texto da imagem que descreve a imagem se não a conseguirmos ver. Já o título dá-nos informações adicionais sobre a imagem. Assim, quando os navegadores passaem o mouse sobre a imagem, aparecerá toda a informação. Depois disto, o livro falanos da importância da largura e altura das imagens, pois frequentemente estas levam mais tempo para carregar do que o código HTML que compõe o resto da página. Assim sendo, uma boa solução para especificar o tamanho da imagem é deixar a quantidade certa de espaço para a imagem. Desta forma, devemos inserir as imagens no nosso código, por exemplo, antes de um parágrafo, ou seja, o parágrafo começa em uma nova linha após a imagem. Outro exemplo é dentro do início de um parágrafo, isto é, a primeira linha de texto alinha-se com a parte inferior da imagem, ou então no meio de um parágrafo, a imagem é colocada entre as palavras do parágrafo.
Seguidamente, o livro ensina-nos as três regras principais para criar uma imagem. A primeira regra é escolher corretamente o formato da da imagem, caso contrário, a imagem pode não aparecer tão nitida e o carregamento da página web torna-se mais lento. Assim, deveremos escolher o formato das nossas imagens em jpeg, gif, ou png. Outro fator importante é salvar a imagem na mesma largura e altura que esta aparecerá no site. Se esta for menor do que a largura ou a altura que especificamos, a imagem pode ficar distorcida, esticada com maior carregamento, e o mesmo acontece com a largura. A última regra é usar a resolução correta, ou seja, o número de pontos por
polegada. Portanto, um problema é quando salvamos imagens em um resultado maior do que a capacidade da tela do computadoe, levando mais tempo para o download. De seguida, o livro encina-nos a como selecionar o melhor formato de imagem para diferentes tipos. Sempre que tivermos muitas cores diferentes em uma imagem, devemos usar um JPEG. Para imagens com poucas cores ou grandes áreas da mesma cor, ou seja, cor lisa, usamos GIF ou PNG. Quando quisermos adicionar um logotipo, uma ilustração ou diagramas, usamos o mesmo formato, pois estes costumam ter cores planas. Para concluir, se quisermos adicionar Gifs animados, que estes são vários quadros de uma imagem na sequência e, por conseguinte, pode ser utilizado para criar animações simples, devemos tomar atenção que cada quadro extra da imagem aumenta o tamanho do arquivo, e, portanto, pode aumentar o tempo que leva para o download.